Em clima de muito entusiasmo, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário receberam, na tarde desta terça-feira, 3, os notebooks educacionais do Escola Tech, programa da Prefeitura de Aracaju, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). A entrega foi realizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que celebrou a marca de 40 escolas contempladas.
Com a distribuição para os alunos da Emef Olga Benário, que aconteceu no Auditório Antônio Vieira Neto, no bairro Siqueira Campos, o Escola Tech atingiu 19.699 aparelhos entregues para alunos da rede municipal de ensino. Cada notebook é equipado com um chip de internet e pode ser levado para casa, promovendo inclusão digital para toda a família. O notebook fica em posse do aluno enquanto estiver matriculado na rede municipal de ensino.
“Com o Escola Tech, estamos operando uma verdadeira transformação na aprendizagem dos nossos alunos, que estão tendo a oportunidade da inclusão digital. Este é um projeto que não pensa no uso da tecnologia como um fetiche, mas, sim, para a promoção, de fato, da qualificação do ensino. Hoje, nós já conseguimos ver a diferença na nossa rede, que foi totalmente modernizada a partir do uso de ferramentas tecnológicas. Com a união dos displays interativos e dos notebooks, temos, não apenas, aprimorado a maneira como o conteúdo é repassado, como também aberto um leque de novas possibilidades para essas crianças que serão responsáveis pelo futuro do nosso país”, destacou Edvaldo.
O diretor da Emef Olga Benário, Saulo Souza, disse estar emocionado em fazer parte de um momento tão importante não só para os alunos, como também para a escola. “Os alunos estavam cheios de expectativa para receber os notebooks. É uma extrema felicidade participar deste evento como gestor da escola, pois é um momento ímpar na vida deles. E o aparelho vai facilitar muito o estudo, tanto na escola quanto em casa, pois poderão fazer pesquisas, brincar com jogos educativos e vão evoluir muito. Hoje, o mundo é tecnológico e é muito importante eles também terem acesso a isso, tanto com os notebooks, como com os displays interativos que estão nas salas de aula”, destaca o diretor
Tecnologia e aprendizagem
O programa Escola Tech foi lançado em fevereiro deste ano. Além da distribuição de cerca de 26 mil notebooks, o programa também está equipando as unidades de ensino com equipamentos de ponta, como displays interativos de 75”, reconhecimento facial para a chamada e câmeras de segurança. Além disso, os professores também contam com diário eletrônico, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AV) e uma Inteligência Artificial, batizada de Ju, que fornece dados preditivos aos educadores sobre as probabilidades de aprovação ou reprovação de cada estudante.
Fotos: Marcos Panxão