A escola também representou a rede pública estadual de ensino no 15º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie). Evento foi realizado pela Unit.
A Escola Estadual Monsenhor Marinho, unidade da rede pública estadual de ensino, localizada em Lagarto, no centro-sul sergipano, participa do 13º Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) e do 15º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie), ambos realizados pela Universidade Tiradentes (Unit), no período de 22 a 24 de maio, em Aracaju. Na oportunidade, o colégio apresentou o relatório de experiência ‘Contando, recontando e desenhando Alice no país das maravilhas’.
A escola estadual foi convidada a representar a rede pública estadual no evento, devido ao trabalho de gestão realizado, considerado fundamental para a melhoria dos resultados no processo de alfabetização na idade certa. Participam dos eventos a diretora da escola, Jane Carvalho de Almeida Santos, e a professora Hérica de Jesus Santos.
Segundo Jane Carvalho, participar de um evento da dimensão do Enfope/Fopie é uma experiência enriquecedora. “Contribui muito para o desenvolvimento profissional, ampliando a visão de mundo e promovendo a troca de experiências e saberes, além da oportunidade de socializar a experiência pedagógica e de gestão vivenciada na Escola Estadual Monsenhor”, destacou.
Com o tema ‘Educação em diferentes tempos e espaços: a importância da escola na transformação social e os futuros incertos”, o encontro é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit (Pped/Unit) e pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Ppgpe).
O evento reúne educadores, pesquisadores e especialistas de diversas partes do mundo para discutir e compartilhar conhecimentos sobre a formação de professores e as inovações educacionais que estão moldando o futuro da educação.
A diretora regional de educação da DRE 2, Daniela Silva, contou sobre a experiência de ter uma escola circunscrita ao território centro-sul sergipano em um evento que debate a formação de professores e a inovação educacional. “A temática escolhida para este ano reflete as complexidades e desafios que a educação enfrenta na contemporaneidade, ressaltando a importância da escola como agente de transformação social em um mundo de incertezas”, disse.