Alunos do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, localizado no bairro São José, em Aracaju, classificaram-se para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A equipe Robotrix, composta por 16 alunos divididos em quatro grupos, conquistou quatro medalhas dentro da etapa regional da Olimpíada: 1° lugar na modalidade artística, que os levou para a etapa nacional; 2° lugar também na modalidade artística; 1° lugar como escola pública; e 1° lugar em inovação.
O projeto educacional Robotrix foi iniciado em 2022, visando formar alunos para o desenvolvimento e montagem de robôs autônomos destinados a competições, com foco em programação e eletrônica. Ele hoje é composto pelos alunos Mikael Pinheiro, Daydid Soares, Ana Beatris, Caio Rafael, Gleidson Rosa, João Paulo, Nycole Marianne, Vilmara Rodrigues, Jhonata Farias, Rebecca Dantas, Lavinya Bezerra, Guilherme Vieira, Luís Gustavo Farias, Ygor Santana, William Xavier e Flávio José, sob orientação do professor de física Tiago Viana.
A OBR 2024 contou com a participação e apresentação de 36 equipes de escolas das redes estadual e particular. A equipe Robotrix tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
O professor orientador, Tiago Viana, afirmou estar muito contente com o resultado que os alunos alcançaram. “Mesmo com um material de trabalho inferior ao das outras equipes, nós conseguimos competir de igual para igual e conquistar todas essas medalhas. Isso impulsiona os alunos a cada vez mais melhorar os nossos robôs. Eles já chegaram aqui com ideias de realizar mudanças para melhorar o desempenho”, destacou.
O aluno Luiz Gustavo trabalhou na parte de programação e participou da equipe artística com outros alunos, sempre buscando encontrar a melhor solução para o projeto que ele e seus colegas estavam a desenvolver. “Foi um processo bem interessante. Fizemos várias tentativas até que conseguimos uma programação que funcionou direitinho. Ver o nosso trabalho se transformando em uma premiação foi uma sensação indescritível. Espero que o incentivo pelas medalhas motive mais pessoas a se envolverem na robótica, pois é um campo muito amplo e cheio de possibilidades”, ressaltou.
Agora a equipe segue para o 1° Festival de Robótica do Centro Estadual de Educação Profissionalizante Ulysses Guimarães, que acontece no município de Umbaúba.
Olimpíada Brasileira de Robótica
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é um evento que busca estimular o interesse de estudantes pela robótica e pela tecnologia. Realizada anualmente, a competição reúne alunos de diversas escolas para desenvolver projetos e participar de desafios práticos. Os participantes trabalham em equipe, projetando e construindo robôs para resolver problemas específicos, como resgate ou tarefas artísticas.
A OBR promove o aprendizado em áreas como programação, eletrônica e mecânica, além de incentivar a colaboração e a criatividade entre os jovens. Com o 1° lugar na modalidade artística da etapa regional, a equipe do Centro de Excelência Dom Luciano avançou à etapa nacional, que acontece de 11 a 16 de novembro em Goiânia.