Sergipe já conta com mais de 24 mil alunos matriculados no modelo de ensino, e em 2025 deverá ampliar a oferta
Desde a implementação do Ensino em Tempo Integral, no ano de 2017, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), vem investindo em Escolas de Educação em Tempo Integral, Fundamental e Médio. Desde então, dispõe de currículo composto de formação geral básica e itinerários formativos, compreendendo disciplinas eletivas e projeto de vida. Em 2024, a Educação Integral já está presente em todas as diretorias regionais de Educação, com 102 unidades escolares, 64 municípios, totalizando 85% do total de municípios sergipanos contemplados, e com cerca de 24.262 estudantes matriculados.
O Ensino Integral na Rede Estadual conta, além das disciplinas tradicionais do currículo estudantil, com a oferta de disciplinas eletivas. Estas são estruturadas levando em consideração as quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e a Formação Profissional, a fim de possibilitar aos alunos a estruturação de seu itinerário formativo e, também, uma reflexão sobre sua trajetória acadêmica, que será desenhada por suas escolhas e interesses.
A aluna do Centro de Excelência Dr. Augusto César Leite, Beatris Santos Rezende, comenta que sua vida passou por uma transformação profunda a partir do momento em que iniciou o Ensino Médio em Tempo Integral. “Em 2025 estarei concluindo o 3º ano, e ao olhar para trás, percebo o quanto essa escolha impactou minha forma de pensar e viver. O Ensino Integral não se resume apenas a um acréscimo de carga horária; ele representa uma mudança significativa na minha maneira de ver o mundo, nas minhas concepções e até na forma como lido com os desafios”, comenta a aluna.
A aluna ainda destaca que outro aspecto observado é na relação com os professores. “No integral, temos a oportunidade de viver um vínculo que vai além do simples papel de ensinar. Os professores são extremamente atenciosos, estão sempre dispostos a nos ouvir, a nos apoiar em nossas dificuldades e a incentivar nosso crescimento, tanto no aspecto acadêmico quanto no pessoal. Eles se tornam verdadeiros mentores, que se importam com o nosso futuro e, muitas vezes, nos ajudam a enxergar o mundo de uma forma mais ampla”, diz Beatris.
O coordenador do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral da Seduc, Erbson Rodrigues, comenta sobre os benefícios do Ensino Integral na vida dos estudantes da Rede. “Com o Ensino Integral, as crianças e adolescentes aproveitam o tempo com adultos qualificados que sabem fazer intervenções para desenvolver uma série de habilidades importantes para a vida. O estudante também ganha mais autonomia para organizar e executar suas atividades escolares, podendo recorrer aos docentes se assim o desejarem. Essa dinâmica educativa também favorece as relações pessoais dentro do ambiente escolar. Ao passar mais tempo na escola, os jovens acabam se afastando de situações de risco social, algo que preocupa muito as famílias”, diz.
Para o ano letivo de 2025, outras sete escolas da Rede Estadual iniciarão a oferta do Ensino Integral, além daquelas que irão ampliar turmas já existentes.
A diretora do Centro de Excelência Leandro Maciel, em Aracaju, Carla Surama, diz que essa modalidade de ensino vai além de uma escola de horário estendido, pois traz metodologias que aspiram ao sucesso dos estudantes e à melhoria dos índices de educação. “A escola em tempo integral é pensada para formar um estudante em sua totalidade. Ela trabalha não só o cognitivo, mas também o estudante como um todo, para quando ele terminar sua jornada estudantil, ele seja um estudante solidário, autônomo e competente. Então, ela só vem para enriquecer os estudos dos alunos e as nossas escolas”, diz a gestora.
Aprimoramento na educação pública do Agreste central sergipano
No Centro de Excelência Dr. Augusto César Leite, em Itabaiana, o Ensino Médio em Tempo Integral foi implementado no ano de 2022, tendo sua primeira turma, hoje, na finalização da educação básica. A partir do ano letivo de 2025, serão ofertados o 6º e o 7º anos na modalidade integral, de forma gradativa, até atingir o ciclo completo com o 9º ano. Desse modo, no ano de 2027, a escola passará a ser totalmente integral, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.
A modalidade de Ensino Integral apresenta diversas vantagens, não só aos alunos, mas também às suas famílias. Com o apoio da escola, os alunos terão uma melhor preparação para o Ensino Médio, aprenderão a exercer o protagonismo em suas vidas estudantil e pessoal, além da seguridade oferecida aos pais e responsáveis, tendo em vista que os estudantes estarão em um ambiente seguro e bem estruturado, contando com o oferecimento de refeições durante o dia.
Em relação aos benefícios da modalidade estudantil na vida dos estudantes, a diretora da escola, Ana Carla Andrade Silva, diz acreditar que o principal seja a questão do protagonismo juvenil trabalhado com eles. “O aluno passa a entender que ele é o personagem central da sua vida e que ele é o responsável pela construção do seu projeto de vida. Então, eu entendo que esse seja o benefício maior que a modalidade traz para a vida dos alunos e, consequentemente, para suas famílias e a sociedade em geral”, comenta a diretora.
A respeito da procura pelo Ensino Integral por pais e alunos, a gestora fala, ainda, que diversos pais já estão sendo atendidos na escola e em suas redes sociais, para saber mais informações sobre o processo de matrícula para o Ensino Fundamental Integral.
Foto: Arquivo/ Seduc