segunda-feira, 6, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Encontro dialoga sobre plano de ação para o enfrentamento às violências no ambiente escolar

12 de abril de 2024
in Educação
0
Encontro dialoga sobre plano de ação para o enfrentamento às violências no ambiente escolar
Share on FacebookShare on Twitter

A sede da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) foi ponto de encontro nesta quarta-feira,10, para uma reunião entre membros da pasta e representantes das guardas municipais de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras e São Cristóvão. A reunião foi realizada para debater a criação de um plano de ação para o enfrentamento e prevenção à violência nas escolas da rede pública estadual.

Durante o encontro, foram debatidas questões relacionadas à segurança dos alunos e professores, visando ao fortalecimento do enfrentamento de fenômenos de violência nas escolas, por meio do compartilhamento de protocolos e informações necessárias para a prevenção de ataques ao ambiente escolar. Também foi analisado o contexto social no qual as escolas estão inseridas, permitindo a abertura de diálogo, acordos de convivência e intervenções pacíficas. Na reunião, houve a criação de um grupo de trabalho para trazer mais guardas municipais e envolver um número maior de municípios nessas reuniões.

A ação foi estruturada baseada na Portaria nº 3625/2020/GS/SEDUC, que institui a política de promoção da paz a ser implementada nas instituições educacionais vinculadas à rede pública estadual de ensino de Sergipe, e na Lei 8.796, de 17 de dezembro de 2020, que criou o Programa de Mediação Escolar nas escolas da rede pública do estado de Sergipe.

Para o comandante da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro, Evilásio Protásio, a participação na segurança das escolas é muito importante não só para as guardas, mas também para o estado. “Pretendemos, nas próximas reuniões, trazer mais guardas municipais também para fortalecermos a defesa do cidadão que está na escola. Isso mostra a importância que o Estado está dando à parte escolar e aos municípios”, adiciona.

O coordenador de segurança da Seduc, José Ferreira, entende que é de fundamental importância o compartilhamento de informações entre as forças de segurança e a rede pública estadual de ensino. “Criamos protocolos e tratativas para as escolas seguirem e com isso prevenir ataques e evitar a necessidade de intervenção da força policial no ambiente escolar”.

A técnica de educação do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Ana Mércia, avaliou a reunião como positiva e tratou de questões de prevenção e monitoramento de ações. “Avaliamos hoje o que cada município já realiza no quesito de segurança, o que podemos melhorar, o que o Estado já oferece, por meio de nossa divisão de segurança, e o que nós podemos somar para aqueles municípios que ainda estão engatinhando nesse quesito de segurança”, reitera.

Por João Daniel

Notícias Relacionadas

Brasil supera 99 mil escolas públicas com internet e planeja universalizar conectividade até o fim d...

Pé-de-Meia reduz abandono escolar no ensino médio em 43% em dois anos

Avanços na UFS: Ensino, Inclusão e Inovação Transformam a Comunidade Acadêmica

Seed divulga novo calendário escolar para o ano letivo das escolas da Rede Pública Estadual

MEC divulga lista de espera do Prouni para bolsas do ensino superior

De cada dez estudantes sergipanos, três experimentaram bebida alcóolica com 13 anos ou menos

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato