A partir desta quinta-feira, 17, os profissionais serão acolhidos nas Diretorias Regionais de Educação. No dia 21 de agosto, eles iniciarão ações para desenvolvimento social, intelectual e emocional nas comunidades escolares
A reunião final com os diretores das diretorias regionais de educação de Sergipe e técnicos do programa Acolher do Governo de Sergipe aconteceu nesta terça-feira, 15, a fim de discutir questões pendentes para o alinhamento exato de todo o processo que ocorrerá durante a finalização da seleção dos psicólogos e assistentes sociais às escolas do Programa Acolher.
Os diretores de educação submeteram suas dúvidas finais, assim como esclareceram detalhadamente todos os ajustes necessários para garantir que o Programa Acolher inicie suas atividades da maneira mais efetiva possível. A fase final desses cursos de formação serviu para fomentar a metodologia que será aplicada nas escolas e checar se está tudo nos conformes para acolher os selecionados nas dez diretorias regionais de educação.
Durante a reunião, foi reapresentado o material instrucional durante a formação desses profissionais, ao orientá-los de como se dará a atuação dos psicólogos e assistentes sociais nas escolas, o protocolo de violência praticada ou percebida na escola, assim como o protocolo de saúde mental em união ao diálogo para compreender sinais relacionados a esse assunto. Além disso, durante toda esta semana, haverá atuação nas escolas de todas as DREs para levantar as demandas e apresentar as ações resolutivas nas unidades.
Ademais, um dos pontos mais importantes da reunião foi a divulgação do fluxograma da resolução de casos que devem ser solucionados dentro das unidades escolares da rede pública estadual. No momento inicial, a escola comunica à Equipe de Apoio Psicossocial (EAP) por meio do preenchimento de um registro de ocorrência dentro da instituição, que pode envolver alunos, professores ou servidores da unidade de ensino. Após essa etapa, a EAP preenche a ficha psicossocial. Caso necessite da operação da EAP da Seduc, será notificado o Centro de Apoio Psicossocial da Secretaria, que encaminhará o Registro de Ocorrência para o DRH, se o caso envolver professores, ou para o próprio Dase, se envolver estudantes.
De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc) e ministrante da reunião, Eliane Passos, a previsão é de que todos os profissionais presentes na primeira e segunda chamadas comecem as atividades do Programa Acolher no dia 26 de agosto. Por ora, o primeiro grupo de psicólogos e profissionais de assistência social iniciará no dia 21 de agosto.
Eliane fez questão de registrar que todas as etapas para realização do projeto deram-se de forma fluida e satisfatória. “O balanço que fizemos, inclusive com avaliação dos profissionais que estão participando – neste momento 42 psicólogos e 20 assistentes sociais – é muito positivo. Eles participaram assiduamente do processo desde o princípio”, complementou Eliane.
O grupo complementar será convocado até a data prevista, após a revisão da correspondente documentação dos candidatos para observar se estão elegíveis para ocupar os cargos restantes. Caso contrário, outro candidato, que estiver regularizado no Processo Seletivo Simplificado será convocado. Nesse momento, o Dase está a fazer avaliações de eventuais necessidades, diminuindo dúvidas para que o profissional chegue da maneira correta.
O Programa
O Programa Acolher é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e tem seu foco voltado para as necessidades psicossociais que surgem no dia a dia escolar, visando a contribuir para o crescimento intelectual, emocional e social dos estudantes e colaboradores. Além disso, o programa surgiu com o propósito de criar iniciativas que impulsionem melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da educação. O projeto foi discutido em conjunto com os conselhos de Psicologia e de Serviço Social do Estado, e a seleção dos profissionais foi realizada através de um Processo Seletivo Simplificado neste ano.
Entre as principais atividades que o Programa Acolher introduziu nas escolas estão: efetuar análise institucional da escola para sugerir aprimoramentos nas condições do processo educativo; contribuir com a elaboração, atualização e execução do projeto pedagógico, levando em consideração os aspectos ligados ao desenvolvimento do aluno no que se refere à aprendizagem e aos vínculos interpessoais no ambiente escolar; incentivar e implementar abordagens de diálogo para resolver conflitos no contexto escolar; entre outros.
Por Arthur Dias