Após reunião entre o desembargador Thenisson Santana Dória, da direção do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) e do diretor do Hospital Cirurgia, Gilberto Santos, ficou acordado que a gestão do hospital irá fazer o pagamento de 50% do 13º salário dos empregados do hospital na tarde desta segunda-feira, 30, e a outra metade no dia 13 de fevereiro. Assim que o primeiro pagamento for feito, os funcionários suspendem a greve automaticamente até o prazo do segundo pagamento. Se houver a quitação total da pendência no prazo, a greve é encerrada definitivamente.
Se a gestão do hospital não cumprir com o que foi acordado, a determinação do desembargador é de multa diária no valor de R$ 500,00 por empregado prejudicado. Diga-se que logo que ficou deflagrada a falta de pagamento do 13º salário, o Sintasa entrou com ação na Justiça pedindo a tutela antecipada e depois a gestão do hospital entrou com ação pedindo o fim de greve com garantia apenas do pagamento de 50%. Diante disto, houve a mediação do desembargador para resolver este impasse.
“Com a garantia na Justiça que os empregados irão receber integralmente o 13º salário, ainda que em duas parcelas, foi acordado diante do desembargador que, assim que houver o primeiro pagamento, que está previsto para hoje, a greve é suspensa. Agora é esperar que não haja atraso no pagamento do salário de janeiro e depois aguardar o pagamento da segunda parcela da pendência no dia 13 de fevereiro”, disse Augusto Couto, presidente do Sintasa.
Fonte: SINTASA