A vazão de saída da Hidrelétrica de Xingó, localizada em Canindé do São Francisco (SE), foi reduzida de 1.600 m³/s, praticada em novembro, para 1.080 m³/s em dezembro. Em janeiro, está prevista uma nova diminuição, quando a vazão será reduzida para 900 m³/s. De acordo com a Eletrobras/Chesf, essas reduções foram determinadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
O comunicado também informa que a situação hidrológica de Xingó está sendo monitorada constantemente, e os valores de vazão podem ser alterados conforme a necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com capacidade de armazenamento de 3,8 bilhões de metros cúbicos em seu reservatório, a usina possui uma potência instalada de 3.162.000 kW.
As alterações de vazão serão notificadas por meio de mensagens SMS. Para receber as atualizações sobre a Usina Hidrelétrica de Xingó, basta enviar a palavra RIO para o número 27569. A Eletrobras/Chesf também destaca a importância de evitar a ocupação de áreas ribeirinhas na calha principal do Rio São Francisco.