O Ministério Público de Sergipe (MP/SE) recebeu, nesta semana, a visita institucional do Ministério Público Federal (MPF) para discutir a atuação conjunta dos órgãos durante as Eleições de 2024. O objetivo é estabelecer estratégias para assegurar que o pleito transcorra de maneira pacífica e garantir a segurança dos membros do Ministério Público que atuarão na linha de frente.
O MPF foi representado, na reunião, pela procuradora regional eleitoral Aldirla Pereira de Albuquerque. O encontro contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, do secretário-geral do MP/SE, Nilzir Soares Vieira Junior, do diretor da Coordenadoria de Apoio aos Promotores Eleitorais (Coape), Walter César Nunes Silva, da chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, a promotora de Justiça Maura Silva de Aquino, e do assessor da PGJ, Promotor de Justiça Carlos Henrique Siqueira Ribeiro.
“O Ministério Público de Sergipe tem o compromisso de promover articulação e intercâmbio entre os órgãos de execução eleitoral, fortalecendo uma atuação integrada em todo o Estado. Por isso, nós continuaremos nos reunindo com o MPF e outras instituições, e contamos com uma atuação intensa da Coape nessa frente, para que as eleições de 2024 sejam realizadas respeitando a legislação eleitoral e oferecendo todo o suporte institucional para o desempenho das atribuições dos promotores de Justiça que atuam nessa área”, enfatizou o PGJ, Manoel Cabral Machado Neto.
Durante a reunião foram debatidos, entre outros pontos, a segurança no dia da eleição; as providências para garantir uma votação tranquila; a atuação para combater os ilícitos na internet, com destaque para a questão das fake news; e as ações preventivas com vistas a garantir a segurança das urnas no dia da eleição.
Coape
A Coordenadoria de Apoio aos Promotores Eleitorais oferece suporte institucional para o desempenho das atribuições dos promotores de Justiça que atuam no pleito eleitoral. Entre as competências da Coape estão: promover articulação, integração e intercâmbio entre os órgãos; prestar auxílio aos órgãos de execução do Ministério Público Eleitoral, para a uniformização da atuação em todo o Estado de Sergipe; receber representações e expedientes e encaminhá-los aos órgãos de execução.
Foto: Ícaro Novaes