O vereador Elber Batalha (PSB) falou sobre o anúncio recente da taxação dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros. Na sessão desta terça-feira, 15, ele declarou que isso é nada mais que a vontade do imperialismo americano sobre a nação brasileira.
Começando o seu discurso, ele leu parte da carta do presidente Donald Trump destinada ao presidente Lula, que foi iniciada tratando da situação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para Elber, nada o espantou mais que o teor do documento enviado ao Brasil. “A justificativa oficial em um documento público de uma nação é o fato de um ex-presidente ser julgado pela Suprema Corte acusado de crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, traduzindo um crime de golpe e vários outros conexos a essa ação. Tudo isso para impor a vontade americana frente ao Brasil”, disse.
No grande expediente, o parlamentar defendeu que todos precisam escolher principalmente a soberania brasileira. “Independentemente da tendência ideológica, concordar com esse tipo de comportamento é abdicar da soberania nacional, coisa que cabe ao povo brasileiro decidir, os seus problemas internos”, declarou na tribuna.
Por Anna Paula Aquino