O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, na manhã deste domingo, 29, mais uma edição do Dia de Todas as Crianças. Desta vez, o bairro São Carlos, na Zona Norte de Aracaju, recebeu o evento comemorativo ao mês das crianças que leva serviços de Saúde e Educação, além de atividades de cultura e lazer para os bairros da cidade. A iniciativa é uma parceria da prefeitura de Aracaju com o governo do Estado. O governador Jackson Barreto e o vice-governador Belivaldo Chagas também compareceram ao evento. O bairro 17 de Março recebeu o projeto no último dia 12.
“É motivo de muita alegria estar aqui nesta comunidade com estas ações pelo Dia das Crianças. Esta é uma região da cidade que recebeu muitas obras no meu governo anterior, e agora estamos trabalhando para retomar outros projetos, como a urbanização do loteamento Nova Liberdade e a construção do canal do conjunto Maria do Carmo. Então, estamos hoje aqui trazendo um dia de lazer, de brincadeiras e de aprendizagem para as crianças deste bairro que é muito importante para nós. Provamos assim que os meninos e meninas são prioridade do nosso governo”, destacou Edvaldo.
Da mesma forma, o governador Jackson Barreto comemorou a realização da festa. “O governo e a prefeitura organizaram a festa das crianças em duas edições – primeiro no bairro 17 de Março e hoje aqui no bairro São Carlos. Com o apoio da Paróquia de São Cosme e São Damião, oferecemos serviços e ações para alegrar as crianças da comunidade. Nesta região, temos serviços prestados: o governo entregou a avenida da Santa Gleide e a prefeitura está fazendo a pavimentação das ruas dos conjuntos”, disse.
Também presente no evento, a vice-prefeita Eliane Aquino ressaltou que o Dia de Todas as Crianças é um momento para ouvir a comunidade sobre as suas demandas. “É uma iniciativa importante para todo mundo: para as crianças, para as famílias e para o poder público, que se aproxima do cidadão para escutá-lo. É um espaço fundamental para que as crianças possam se divertir e também receber informação. Aqui temos oficinas de segurança alimentar, ações de inclusão e de saúde numa linguagem acessível para as crianças aproveitarem e aprenderem ao mesmo tempo. É uma parceria que dá muito certo. Quem ganha é a população”, afirmou.
População feliz
O frei Gilton Oliveira, responsável pela paróquia Cosme e Damião, disse que a comunidade da região é muito carente e precisa de iniciativas como a do Dia das Crianças. “Este projeto vem ao encontro da necessidade da comunidade. O governo e a prefeitura fazem uma obra social e de suma importância para todos com esta iniciativa”, reconheceu.
Moradora da localidade, a dona de casa Agna Batista elogiou a festa. “A gente gosta muito. Minha filha brinca, se diverte. É um bom começo unir estas ações de lazer com a prestação de serviços”, disse.
A pequena Yasmin Ferreira, de 7 anos, não escondia a alegria de conhecer os cachorros que integram o Corpo de Bombeiros. “Estou adorando brincar e poder conhecer este cachorro, poder fazer carinho nele. Está bem legal”, afirmou. Já a menina Ana Cláudia, de 10 anos, comemorou a distribuição de brinquedos. “Tudo está em legal. Já brinquei muito. Vai ter o sorteio de brinquedos. Não esperava esta festa e estou gostando muito. Estou feliz”, disse.
Ações conjuntas
O evento, cujo tema é “Construindo um mundo mais justo”, é uma iniciativa da prefeitura de Aracaju e do governo do Estado, envolvendo diversas secretarias municipais e estaduais. As atividades ocorreram entre às 8h e às 13h e envolveram ações educativas, artísticas, esportivas, de saúde e de inclusão social.
“A Secretaria da Saúde participou mais uma vez realizando a atualização da vacinação das crianças e com ações de prevenção. Estamos reorganizando todo o sistema e fazemos isso indo em busca da comunidade, tanto em projetos como este quanto em mutirões nos postos e no programa de Saúde na Escola. O nosso objetivo é mobilizar as pessoas para que consigamos melhorar os nossos indicadores de Saúde”, afirmou a secretária da Saúde da capital, Waneska Barboza.
Por Valter Lima
Fotos: Janaína Santos