A Prefeitura de Aracaju realizou, nesta quarta-feira (3), a primeira edição da sua Feira da Agricultura Familiar. Iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, a feira disponibilizou aos servidores da administração municipal e aos cidadãos em geral a possibilidade de adquirir produtos alimentícios, cultivados sem qualquer tipo de agrotóxico ou defensivo químico. O prefeito Edvaldo Nogueira e a vice-prefeita Eliane Aquino prestigiaram o evento.
“Vim conhecer a Feira da Agricultura Familiar da Prefeitura de Aracaju, grande iniciativa da Secretaria da Assistência Social, pois dá ao consumidor da nossa cidade mais uma oportunidade de acessar produtos sem agrotóxicos, nem conservantes. Eu mesmo adquiri alguns produtos, pois acredito que devemos ter hábitos que façam bem a saúde. Esta feira é a forma da Prefeitura de Aracaju fazer a sua parte estimulando os servidores e os demais cidadãos a consumirem produtos saudáveis”, afirmou o prefeito.
A vice-prefeita Eliane Aquino, que também é secretária da Assistência Social, ressaltou o papel conscientizador da Feira da Agricultura Familiar. “É uma forma de fazer com que Aracaju pense na sua saúde. Isso é importante para todos. A partir de hoje, em vários momentos da cidade, queremos que agricultores do nosso Estado venham vender seus produtos no nosso município. Alem de ser uma atitude saudável, é também uma forma de valorizar os produtores da agricultura familiar, pois são eles próprios que estão aqui presentes vendendo”, destacou.
Satisfação
O agrônomo Ivan Siqueira Barreto, que integra o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Semasc, afirmou que a Feira da Agricultura Familiar, além de ampliar os espaços de comercialização dos produtores do interior, é também um primeiro passo da política de agricultura urbana que a secretaria pretende implantar na cidade com os beneficiários dos programas sociais, especialmente aqueles cadastrados nos Centro de Referência da Assistência Social.
“Essa agricultura necessita do intercâmbio com o consumidor, que a Feira está proporcionando, pois dispensa os atravessadores e permitem a venda de produtos agroecológicos por um preço acessível. A Feira foi um sucesso. Houve um fluxo bom de pessoas e de compras. Após esta primeira edição, iremos nos reunir com os feirantes, avaliar os resultados e discutir a periodicidade da feira”, explicou.
O feirante Raimundo Paiva se disse muito satisfeito com a Feira da Agricultura Familiar da Prefeitura de Aracaju. “É ótimo para o vendedor, que tem mais um espaço de comercialização, e para o consumidor, que tem acesso a produtos de qualidade sem agrotóxico. O nosso desejo é que a prefeitura amplie as edições desta feira”, afirmou.
O funcionário público Antonio Pedro Macedo comemorou a iniciativa. “É uma oportunidade de comprar produtos de boa procedência. É garantia de qualidade e uma forma de valorizar os produtos da terra e os pequenos agricultores. A estrutura disponibilizada pela prefeitura foi excelente. O preço também justo”, disse.
Fonte: PMA