O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, na manhã deste sábado, 7, em Aracaju, ao lado do governador Belivaldo Chagas, o Desfile Cívico do Dia da Independência do Brasil. O tema do evento, neste ano, foi o “Pacto Sergipano pela Alfabetização na idade certa”, lançado pelo Governo do Estado no final de agosto e que tem a adesão do município de Aracaju. Vinte escolas, além de destacamentos da Polícia Militar, do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e da Guarda Municipal de Aracaju participaram do desfile.
“Esta é uma data muito importante, pois representa o dia de fundação da nação brasileira, quando nos tornamos independentes de Portugal. Por isso é fundamental que, a cada ano, a gente comemore este momento de afirmação do Brasil enquanto nação, que cultue o nosso espírito de nacionalidade e de amor ao nosso país. E que seja também um momento de reafirmarmos a necessidade de trabalharmos juntos para desenvolver um país melhor, mais democrático, mais justo socialmente, soberano e mais inclusivo”, afirmou o prefeito.
O governador Belivaldo Chagas destacou que, além da celebração da Independência do Brasil, o 7 de Setembro é também o dia das famílias sergipanas estarem unidas no desfile cívico e militar que ocorre na avenida Barão de Maruim, no Centro da capital. “Já é uma tradição dos sergipanos virem acompanhar o Desfile e participarem deste momento no qual aflora o sentimento de brasilidade em todos nós”, destacou ele, reforçando a importância do tema deste ano. “Trouxemos para a avenida o nosso programa Alfabetizar para Valer no momento em que instituímos o Pacto Estadual pela Alfabetização na Idade Certa, uma ação fundamental para melhorar os índices da Educação no nosso Estado”, afirmou. O Desfile deste sábado, 7, é organizado pelo governo do Estado.
Desfile Municipal
No último domingo, dia 1º, a Prefeitura de Aracaju realizou o seu Desfile Cívico com a participação de cerca de 2 mil alunos de 19 escolas municipais. O tema foi “Navegando na língua” em celebração à Língua Portuguesa, sua construção histórica e seu uso atual. Assim, as apresentações seguiram desde a origem da língua portuguesa, sua chegada ao Brasil e os sotaques existentes no país até as perspectivas na modernidade com as novas mídias, como o Youtube e o Whats App.
Por Valter Lima