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Educação em tempo integral impulsiona qualidade de ensino na rede estadual de Sergipe

11 de julho de 2025
in Educação
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Educação em tempo integral impulsiona qualidade de ensino na rede estadual de Sergipe
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O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), reafirma seu compromisso com a excelência educacional, aprimorando a qualidade do ensino sergipano ano após ano. Com a modalidade de Ensino Integral, os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos com uma jornada educacional estendida que chega a nove horas diárias de atividades.

Implementados na conformidade das Diretrizes do Governo Federal para a Educação Integral, os Centros de Excelência da rede estadual refletem a busca contínua por uma educação com qualidade e equidade, que diversifica suas metodologias de ensino e engajamento dos estudantes e professores. Ações que são perceptíveis nos índices de aprovações no Enem/Vestibulares, além de crescimento nos índices de avaliações externas como SAEB e SAESE, redução de reprovação, evasão e abandono escolar.

Com a implementação das novas Matrizes Curriculares, em execução desde o início de 2025, as Escolas de Educação Integral tiveram ampliação da carga horária em todos os Componentes da Base Nacional Curricular, além da ampliação de mais 200h de Língua Portuguesa, e mais 160h em Matemática, em relação aos anos anteriores. O objetivo é garantir a recomposição das aprendizagens nesses componentes. Ao oferecer uma jornada ampliada, a modalidade garante aos 27.009 alunos matriculados uma imersão mais profunda nos estudos, com ampliação das horas de estudo e inclusão de atividades que vão além do currículo tradicional.

Desde o início de sua gestão, o governador Fábio Mitidieri tem como um de seus principais objetivos ampliar o número de escolas de ensino integral no estado. No ano de 2023, a rede de ensino contava com 96 unidades funcionando integralmente; já em 2025, são 109. E a meta é expandir ainda mais em 2026.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, a ampliação da educação em tempo integral em Sergipe é uma meta na perspectiva socioeducacional, que visa qualidade escolar, formação continuada, e um olhar voltado à transformação. “Temos bons resultados em centros de excelência, até porque há diretrizes como o Jovem Protagonista, o Projeto de Vida, e as feiras de ciências. Elas visam não somente transformar a educação, mas todo um perfil social e integral do aluno”, afirmou.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Gestão da Educação em Tempo Integral (Ngeti), Erbson Rodrigues, a escola de Educação Integral estrutura seu projeto pedagógico a partir de três dimensões fundantes da prática educativa: a escola concebida como comunidade de aprendizagem; a aprendizagem cooperativa como método pedagógico estruturante; e protagonismo estudantil como princípio imperativo para o ensino aprendizagem.

“A partir de metodologias ativas e uma cultura institucional voltada para a excelência acadêmica, as equipes trabalham para o desenvolvimento integral dos estudantes, em todas as suas dimensões, através do uso de diversas estratégias pedagógicas. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS), a proposta pedagógica da Educação Integral de Sergipe tem como foco formar estudantes para cuidar da vida e do planeta, interagindo com a comunidade local”, expressou o coordenador.

As matrizes curriculares do Ensino Fundamental e Médio trazem ampliação da carga horária, intensificando Português e Matemática para aprimorar a proficiência. Elas também incluem componentes diversos como Projeto de Vida, Educação Digital, Direitos Humanos, Ecologia e meio ambiente, Identidade e Cultura Sergipana, e preparação para as avaliações do Enem, Saeb e Saese.

O currículo integrado, aliado a um intenso acompanhamento pedagógico, faz da escola um ambiente acolhedor, resultando em melhorias nos indicadores de aprovação que chegaram a 97,4% em 2024, além de conquistas de medalhas em diversas olimpíadas e feiras de conhecimentos. O Estado, através da Seed, segue garantindo investimentos contínuos para assegurar infraestrutura, formação de professores e incentivos, a fim de estabelecer o ensino integral como um pilar educacional em Sergipe.

Para Adriana Hora Santos, diretora do Centro de Excelência Profa. Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, em Aracaju escola localizada na capital sergipana, o ensino em tempo integral é de grande importância na vida dos alunos. “Aqui trabalhamos estratégias de formação, através do cronograma de estudos. E a cada semestre, os sonhos de cada estudante são revisitados, para alinhar suas metas ou até substituí-las. Enquanto gestora, vivo intensamente todos os momentos, desde a chegada de cada um. E cada abraço, sorriso ou aperto de mão fortalecem em mim a certeza que a educação integral move os estudantes, e que estamos no caminho certo”, expressou.

Ricardo Henrique, aluno do 2º ano no Maria Ivanda, reforçou a importância do ensino integral: “Ele tem um impacto positivo na vida de nós, estudantes. Acredito que cada nova escola integral representa um avanço na educação pública, aumentando nosso tempo de aprendizagem, e impulsionando para que, no futuro, estejamos devidamente capacitados e preparados”,

Júlia Camilly Vieira Cavalcante, também aluna da 2ª série na unidade, ressaltou que o ensino integral abrange várias áreas: “O ensino integral ajuda os alunos a ativar o modo protagonista deles, contribui com as escolhas do seu futuro, sonhos, objetivos e profissões. Além disso, percebemos uma melhoria nos estudos, com a ajuda dos professores, tutores e monitores. O ensino integral impacta bastante na educação, pois nos ajuda a sermos protagonistas, independentes, correr atrás dos nossos sonhos e a buscar um futuro melhor”.

Ingresso no ensino superior

Segundo levantamento do Laboratório de Pesquisa e Avaliação em Aprendizagem da Fundação Getúlio Vargas (Learn/FGV) e Instituto Sonho Grande, estudantes de escolas de Educação Integral têm 63% a mais de chance de ingressar no ensino superior. Em contrapartida, os de escolas de tempo parcial têm 46%.

Para o ex-aluno do Centro de Excelência Prof. João Costa, também sediado em Aracaju, Eli Gama Souza, viver a experiência do ensino integral contribuiu para sua aprovação no curso de Medicina, na Universidade Federal de Sergipe. “Eu caí no Costão meio que de paraquedas, no meio da pandemia, já com dois meses de ano letivo começado. No segundo ano do ensino médio, eu já tinha me apaixonado pela escola e virei Jovem Protagonista. Ao longo de toda a minha trajetória lá, eu já tinha vontade de fazer medicina e estudava muito, sempre contando com o apoio dos professores, da coordenadora e do diretor”, compartilhou.

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