Evento reúne gestores, articuladores e educadores para avaliar os resultados do programa ‘Alfabetizar pra Valer’ e reforçar o compromisso com a alfabetização na idade certa em Sergipe
O I Seminário ‘O Tempo de Semear Palavras’ – 1º Ciclo: As Estações da Leitura do Programa Alfabetizar pra Valer (Papv) – aconteceu nesta terça-feira, 29, no Teatro Atheneu, em Aracaju. A iniciativa teve como principal objetivo avaliar o percurso formativo do programa ‘Alfabetizar pra Valer’, enfatizando o cumprimento das políticas públicas e a intencionalidade pedagógica como elementos fundamentais para a garantia da alfabetização na idade certa. Entre os participantes do encontro, destacam-se secretários municipais de Educação, diretores regionais de Educação, articuladores do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), além de coordenadores e formadores do Papv.
Em seu pronunciamento oficial, o diretor do Departamento de Educação (DED), professor Genaldo Freitas Lima, que representou o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, ressaltou que a colaboração com os municípios e com os articuladores do programa vem promovendo avanços significativos na alfabetização das crianças em Sergipe. “É muito bom ver nossas crianças da Rede Pública Estadual e da Rede Municipal de Ensino alfabetizadas na idade certa, e isso é algo que vem melhorando muito nos últimos anos. Esse é o resultado do sucesso dessa colaboração”, destacou.
Segundo a diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam) e diretora estadual do Papv, Luiza Omena, o evento também representa uma oportunidade para analisar os resultados já alcançados com a melhoria do Índice Criança Alfabetizada no estado de Sergipe, além de identificar onde ainda é necessário avançar com base em evidências, formações continuadas e acompanhamento pedagógico.
“Com planejamento, apoio técnico, materiais adequados e o engajamento dos profissionais da educação, é possível transformar a realidade da aprendizagem na fase mais decisiva da vida escolar, que são os anos iniciais. Então, mais do que um encontro técnico, esse seminário também é um ato de compromisso de todos que estão aqui e que também estão comprometidos com o futuro das crianças do nosso estado”, explicou.
A programação da manhã, intitulada Estação Outono – Tempo de Semear: Planejamento e Construção, teve início com um acolhimento por meio da peça teatral Pílula Poética e contou com a presença de Silvana Aparecida Bretas, representante da Universidade Federal de Sergipe; João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, representante do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC/SE); além do compartilhamento de experiências da Rede Estadual.
Já a programação da tarde teve como tema Estação Inverno – Tempo de Cuidar: Fortalecer Raízes, e contou com palestras de Luciana Bortolucci, representante do Centro de Avaliação e Desenvolvimento (Caed); Fernando Ronny de Freitas Oliveira, representante da Associação Bem Comum; além do compartilhamento de experiências da Rede Municipal de Ensino e o encerramento com a peça Pílula Poética.
Para o gestor da Diretoria Regional de Educação 3 (DRE 3), Gladston dos Santos, o evento é um momento importante para reforçar a relevância da alfabetização e o compromisso com a aprendizagem das crianças. “É importante que nossas equipes estaduais e os articuladores dos municípios estejam cada vez mais preparados para aplicar, em sala de aula, os devidos conhecimentos, garantindo que as crianças do estado sejam alfabetizadas na idade certa”, destacou.
A secretária municipal de Educação de Itaporanga D’Ajuda, Ana Lúcia Lima, também ressaltou a importância do encontro, que reúne articuladores e municípios engajados com um único objetivo: a alfabetização na idade certa. “É fundamental haver aperfeiçoamento, articulação e engajamento dessas equipes nessa causa, porque uma criança alfabetizada na idade certa tem 99% de chances de sucesso em sua trajetória escolar. Essa é uma responsabilidade coletiva: alfabetizar e oferecer o melhor para nossas crianças”, afirmou.
Além disso, Sergipe foi eleito o oitavo estado brasileiro que mais avançou na alfabetização de crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental, destacando-se entre os 11 estados que superaram a meta nacional de alfabetização em 2024. Os dados, divulgados pelo Ministério da Educação, mostram que o estado ultrapassou a meta de 38%, atingindo 38,4%, o que representa um crescimento de 7,1 pontos percentuais em comparação com os anos de 2023 e 2024.
Atualmente, o estado de Sergipe registra 15% de estudantes alfabetizados na Rede Estadual de Ensino e 85% na Rede Municipal, o que reforça a relevância da colaboração entre Estado e municípios nos avanços e na melhoria da aprendizagem.
Por Jennifer Nyrla (estagiária)