Na última quarta-feira. 14, o espaço de convivência da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) recebeu coordenadores pedagógicos para um momento de aprendizado. A formação Gemini Experience abordou o uso da inteligência artificial como tema central, com foco nas possibilidades que a tecnologia oferece para facilitar o dia a dia dos professores.
As colaboradoras do Google, Gabriela Matias e Allyne Silva, foram as responsáveis por apresentar as funções do Gemini, uma plataforma de inteligência artificial com diferentes recursos, como o Gemini Chat, que realiza buscas interativas na web; o Gems, um chatbot com conhecimento contextualizado; o Canvas, que permite a criação de textos, códigos e estruturas pedagógicas; e o Deep Research, que faz buscas mais profundas, utilizando metodologia científica. Foi apresentada também a ferramenta NotebookLM, que funciona com base nas informações fornecidas pelo usuário, diferente do Gemini, que busca dados em toda a web.
A proposta foi mostrar como essas ferramentas podem ajudar tanto no planejamento quanto na execução de atividades no âmbito escolar. Os participantes aprenderam como utilizar a IA para corrigir exercícios dos alunos de forma mais rápida, otimizando o tempo em sala de aula.
Para Gabriela Matias, o objetivo da plataforma é permitir que o professor concentre sua energia no desenvolvimento dos alunos. “O professor pode otimizar tanto tarefas do dia a dia quanto estratégias de ensino, podendo dedicar mais tempo ao desenvolvimento dos alunos e menos à rotina”, explicou.
A atividade também contou com um momento prático. Os participantes foram divididos em grupos e desafiados a pensar em soluções criativas para problemas do cotidiano escolar, utilizando as ferramentas propostas. Cada grupo teve vinte minutos para desenvolver e cinco minutos para apresentar seus desempenhos. A equipe com a melhor solução recebeu um troféu simbólico como forma de reconhecimento.
O diretor da Coordenadoria de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (CEAF), da Secretaria da Educação, Williams dos Santos, reforçou o papel da inteligência artificial como apoio ao trabalho dos professores: “A inteligência artificial é uma ferramenta que potencializa o trabalho que já é desenvolvido pelo professor, seja na perspectiva do planejamento, seja nas atividades que são desenvolvidas com os estudantes. Ela não substitui o trabalho, mas complementa e contribui significativamente para que tenha mais qualidade. A IA vai sempre partir do pensamento do educador para ser efetiva no processo de ensino e aprendizagem.”
A formação mostrou que, em um mundo de constante transformação, a educação também precisa acompanhar as mudanças. Ao investir em inovação e capacitação, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju reforça o compromisso com uma rede de ensino preparada.
Fonte: AAN