As escolas de Aracaju receberam, nesta terça-feira, dia 20, a primeira parcela do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), categoria manutenção, no valor de R$ 409,575 mil reais, divididos entre as 79 unidades. A segunda parcela deverá ser liberada em agosto deste ano.
A verba é um apoio à gestão escolar, desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, e pode ser usada para custear pequenos reparos e comprar material de uso diário nas escolas.
O valor, oriundo de recursos federais, irá beneficiar as escolas aracajuanas, que têm total autonomia para aplicar a verba conforme suas necessidades. A Secretaria da Educação de Aracaju acompanha todo o processo e auxilia os gestores escolares nos trâmites administrativos, para que o valor seja gasto de forma correta pelas unidades escolares.
De acordo com o técnico em análise de prestação de contas da Educação de Aracaju, Manoel Pompílio, a Secretaria orienta todos os recursos que as escolas recebem. “Trabalhamos com a orientação na gestão dos recursos que as escolas recebem, desde o planejamento até a execução e a prestação de contas dos referidos valores. No momento, todas as escolas dispõem do PDDE Manutenção, e estamos disponíveis para que esses recursos sejam geridos da melhor maneira possível”, explicou.
Em abril deste ano, a Educação de Aracaju, por meio da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), realizou o workshop “Recursos Financeiros na Escola – Buscando eficiência e melhoria na qualidade da educação”. O evento teve como objetivo orientar os gestores e os presidentes dos conselhos escolares sobre como utilizar as verbas do Programa de Repasse de Recursos Financeiros (Prefin) e do PDDE.
Foto: Isley Santos Ascom/Semed