O tema foi levado ao Plenário durante a sessão virtual e reforçou a necessidade de incluir as pessoas em situação de rua nos grupos prioritários da vacinação contra covid-19. Segundo Eduardo Lima (Republicanos), após conversa com a vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza (PSD) o pedido será encaminhado à secretária municipal de saúde. A responsável pela pasta, Waneska Barbosa, deve se reunir com o parlamentar nos próximos dias para estudar uma forma de viabilizar essa vacinação.
A secretaria Municipal de Assistência Social também será acionada para participar do processo, auxiliando no mapeamento e identificação das pessoas em situação de rua. Eduardo Lima defende que uma força-tarefa seja criada para facilitar o acesso à saúde e a serviços básicos. Esse trabalho pode facilitar a identificação de outras doenças e a entender melhor o que levou essas pessoas a viver na rua. “Eu sei que a população de rua de Aracaju é pequena, nem se compara a outras cidades como Salvador, mas é justamente por isso que defendo que sejam vacinados o quanto antes. São pessoas em extrema situação de vulnerabilidade, que ainda convivem com o preconceito”, afirmou o parlamentar.
Eduardo Lima, também destacou a importância do projeto Consultório na Rua, um programa do Ministério da Saúde, instituído pela Rede de Atenção Básica, cujo objetivo é dar assistência médica para pessoas que vivem em situação de rua. O programa possui uma equipe composta de profissionais, como médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, auxiliares de enfermagem e agente redutor de danos, que realizam procedimentos como curativos, limpeza de ferimentos, aferição da pressão arterial e testes rápidos de Glicemia, HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além da distribuição de medicamentos e preservativos.
Ainda durante o uso da palavra, Eduardo Lima destacou a atuação dos colegas vereadores na luta pelas questões sociais e de interesse da população. “Todos têm trabalhado com excelência, eu me sinto honrado em fazer parte dessa legislatura e de estar ao lado desses colegas”, desabafou o parlamentar. Eduardo falou ainda da importância de a população acompanhar o trabalho e o que os vereadores têm produzido no exercício do mandato. “Temos homens e mulheres, escolhidos pelo povo de forma legítima, se debruçando no sentido de estudar, discutir, propor e avaliar os projetos encaminhados, que norteiam o trabalho do prefeito. A população tem que participar disso, fazendo uma construção coletiva. O que se faz aqui está disponível ao vivo, nas transmissões, mas também na imprensa local, seja pela TV, Rádio ou Sites”, afirmou.
Por Valéria Santana