Durante todo o ano letivo, alunos das terceiras séries matriculados no Programa Pré-Universitário (Pré-Uni) do Governo de Sergipe foram cuidadosamente preparados para enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com amplo material pedagógico que abordou temas que caíram na prova deste domingo, 3. A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) ofereceu um conjunto de materiais didáticos, incluindo caderno de questões e um caderno de redação, além das atividades durante todo o ano letivo, a exemplo das revisões ‘Trabalhando com Pesos’, revisão final, o projeto Tardezinha e oficinas de redações. Além disso, os estudantes participaram do ‘Simula Enem’, um simulado com questões reais das provas passadas.
A preparação para a prova de Linguagens na revisão final destacou-se pela escolha do tema ‘Os Super-Heróis da Música Popular Brasileira’. Músicas de artistas como Raul Seixas, Rita Lee, Edson Gomes e Jorge Ben Jor foram utilizadas para discutir e resolver questões. Um dos destaques foi a música ‘Zumbi’, que aborda a resistência e a herança afro-brasileira. Outra música analisada foi ‘Capítulo 4, versículo 3’, do grupo Racionais MCs, que serviu como texto motivador para a redação do Enem, cujo tema foi ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’.
A coordenadora geral do Programa Pré-Universitário, Gisele Pádua, comemorou o impacto positivo das ações pedagógicas. “A sensação para o primeiro dia de prova é de dever cumprido. Percebemos que os conteúdos abordados ao longo do ano nas salas de aula e nas revisões foram cobrados na prova, reforçando o trabalho que é desenvolvido com muita responsabilidade pela equipe do Pré-Uni. Os estudantes foram preparados com a melhor equipe de professores e estamos confiantes nos resultados positivos”, destacou.
Além das revisões e simulados, a estratégia de ensino adotada ao longo do ano trabalhou com eixos temáticos, oferecendo aos alunos repertórios amplos e argumentos sólidos para diferentes temas. O caderno de redação incluía referências sobre a representatividade negra em filmes e literatura, enquanto aulas especiais, como as do projeto Tardezinha discutiam as raízes históricas do Brasil e estratégias para o combate ao racismo.
A diretora do Serviço de Ensino Médio da Seduc, Quitéria Barros, destacou a importância do Enem como um instrumento que reflete tanto as construções históricas quanto as questões contemporâneas. “Precisamos preparar nossos alunos para as questões climáticas, ambientais e raciais. O Enem oferece uma oportunidade de testar os conhecimentos dos alunos sobre a atualidade. É uma prova que envolve muitos textos, incentivando o aluno a estar atento e a entender o que está acontecendo no mundo”, ressaltou.
Foto: Maria Odília