Sergipe apresentou programas e ações desenvolvidos pela Seduc que apresentaram bons resultados
A delegação sergipana das Diretorias Regionais de Educação (DREs) participou do seminário ‘Desafios e Experiências da Educação no Nordeste, em Natal (RN), nos últimos dias 9 e 10 de dezembro. O evento reuniu educadores e gestores de toda a região Nordeste, os quais tiveram a oportunidade de apresentar iniciativas que evidenciam os avanços educacionais alcançados por meio de programas exitosos.
A apresentação da gestora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Gilvânia Guimarães, destacou os programas e ações desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). Um dos exemplos foi o ‘Acolher’, que promove suporte psicossocial a estudantes e evidenciou resultados positivos em melhorias pedagógicas e aumento da frequência escolar. Além disso, foram mencionados programas como o ‘Selo Escola Antirracista’, ‘Educação Nota 10’, ‘Sergipe no Mundo’, ‘AMEEI’ e ‘Sinta o Clima’.
“O foco principal da nossa apresentação, representando o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, foi o Programa Acolher. Apresentamos a implantação, eixos estruturantes, temáticas e áreas de atuação. Destacamos a seleção e contratação de psicólogos e assistentes sociais para o trabalho psicossocial em nossas escolas, e as evidências de melhorias pedagógicas e frequência escolar com o Acolher”, pontuou Gilvânia.
O superintendente da Educação, Edson Costa, ressaltou a importância do evento para fortalecer a identidade educacional do Nordeste e integrar ações em prol do desenvolvimento regional. “Sergipe tem mostrado que é possível transformar a educação pública com programas que valorizam nossos estudantes e professores. Estamos não apenas celebrando essas iniciativas, mas também aprendendo com experiências dos outros estados para continuar avançando”, afirmou.
Entre os diretores regionais de Sergipe que participaram do seminário, estavam presentes Franz Russemberg (DRE 1), Daniela Santos (DRE 2), Luiza Ormena (DRE 4), Raul Santana (DRE 5), Max Cardoso (DRE 6), Elaine Tomé (DRE 7), Marleide Cruz (DRE 8) e Antônio Santana (DRE 9), reafirmando o compromisso com a educação de qualidade e equitativa.
“Este seminário é uma oportunidade de reafirmarmos o papel transformador da educação pública no Nordeste. Sergipe tem avançado em políticas que aliam a inclusão, inovação e qualidade, e é uma honra representar nossas ações em um evento de tamanha relevância”, ressaltou Max Cardoso, gestor da Diretoria de Educação 6.
O evento também promoveu apresentações culturais, mesas de diálogo e a formação de grupos de trabalho. Entre os destaques da programação, esteve a mesa ‘Conjuntura Educacional Brasil e Nordeste’, que trouxe como palestrantes o professor Márcio Adriano de Azevedo, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); e Cláudia Borges Costa, do Ministério da Educação (MEC). As discussões abordaram temas como inclusão, equidade, combate ao analfabetismo, enfrentamento ao racismo e prevenção à violência escolar.
A escolha de dezembro para a realização do evento deu-se como homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no último dia 10, ressaltando a educação como um direito fundamental e essencial.
Autor: Caio Queiroz (estagiário)