sexta-feira, 19, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Brasil

Dino abre inquérito contra Bolsonaro e filhos com base em relatório da CPI da Covid

19 de setembro de 2025
in Brasil
0
Dino abre inquérito contra Bolsonaro e filhos com base em relatório da CPI da Covid
Share on FacebookShare on Twitter

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 23 aliados. A investigação é baseada no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, realizada em 2021.

Também serão alvos da investigação três dos filhos de Bolsonaro — o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) —, as deputadas federais Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF) e os ex-ministros Onyx Lorenzoni, Ernesto Araújo e Ricardo Barros, entre outros.

Dino considerou que há a” presença dos requisitos legais necessários para a instauração de inquérito policial, a fim de que os fatos tratados nos autos tenham apuração” e deu um prazo inicial de 60 dias para a investigação, que será conduzida pela Polícia Federal (PF).

A decisão foi tomada em um procedimento preliminar que apurava a suspeita de incitar a população a adotar comportamentos inadequados para o combate à pandemia da covid-19. Entretanto, o ministro ressaltou em sua decisão outros pontos do relatório final da CPI, como suspeitas de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações.

“A investigação parlamentar apontou indícios de crimes contra a Administração Pública, notadamente em contratos, fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de recursos públicos, assinatura de contratos com empresas de ‘fachada’ para prestação de serviços genéricos ou fictícios, dentre outros ilícitos mencionados no relatório da CPI”, escreveu Dino, em decisão de quarta-feira.

O procedimento chegou ao STF em novembro de 2021, após a conclusão da CPI. Inicialmente, o relator era o atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Com a ida de Barroso para o comando da Corte, a ação foi repassada para Rosa Weber, que estava saindo da presidência, mas se aposentou em seguida. A petição, então, foi redistribuída para Dino.

Em setembro do ano passado, Dino abriu espaço para a PF e a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentarem “manifestações e requerimentos que considerarem cabíveis”.

A PF solicitou a “instauração de inquérito policial e concessão de prazo para realização de diligências a exemplo da oitiva dos envolvidos e outras medidas que se mostrem necessária”.

O relatório final da CPI da Covid pediu o indiciamento de Bolsonaro e outras 65 pessoas. O documento atribuiu nove crimes ao então presidente. Na época, Bolsonaro rejeitou as acusações e classificou o relatório como absurdo.

A PGR abriu dez investigações preliminares no STF com base no relatório. Entretanto, cinco foram arquivadas, uma foi enviada para outras instância e as outras quatro estavam emperradas.

Fonte: O GLOBO

Notícias Relacionadas

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação florestal equivalente ao tamanho do território da Espa...

Presidente do STF critica sanções dos EUA contra o Brasil e ministros da Corte, e nega ‘caça às brux...

Câmara aprova urgência para projeto de anistia com placar de 311 a 163 votos, mas texto ainda será d...

Governo federal notificará 80,5 mil empregadores domésticos para regularização de FGTS

Moraes pede parecer da PGR sobre pedido para investigar Tarcísio

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado 

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato