Os últimos dias têm sido bastante chuvosos em todo o Estado. Por isso, pensando na segurança da população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), faz um alerta sobre os cuidados que devem ser mantidos neste período para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor do zika vírus, dengue e febre chikungunya. Segundo Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias da SES, é preciso redobrar a atenção e não deixar água acumulada em vasos de plantas, reservatórios, lavanderias, pneus e demais materiais para que o vetor do Aedes não se prolifere quando as chuvas cessarem.
“Tem chovido muito nos últimos dias e a população deve ficar atenta para não deixar água acumulada em caixas d água e vasos de planta, por exemplo, para evitar que o vetor do Aedes aegypti se prolifere quando o sol voltar, já que a temperatura mais quente é propícia para a reprodução do mosquito. É preciso manter os cuidados agora para o problema não ser maior depois, quando as chuvas cessarem. Portanto, ressalto, que os materiais que podem acumular água devem estar sempre tampados ou secos, no caso de pneus”, disse.
Ainda de acordo com ela, é importante também limpar os reservatórios para evitar a presença de ovos do Aedes nas paredes destes locais. “Tem que despejar a água acumulada em uma área segura e, além disso, lavar o material, seja um vaso de planta ou qualquer outro recipiente, porque ali podem haver ovos do Aedes. Inclusive, os pratos de comida e bebida dos animais domésticos também precisam ser lavados. Todos esses cuidados são fundamentais para evitarmos a proliferação do mosquito e garantirmos a segurança da saúde da população”, afirma Sidney.
Casos
Conforme os dados do informe epidemiológico emitido esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde, este ano, até o momento, foram notificados em Sergipe 12 casos prováveis do zika vírus, tendo seis confirmados. Quanto à febre chikungunya, foram notificados 299 casos e 108 confirmados e em relação à dengue, são 514 casos prováveis, com 208 confirmados.
Por Ascom/SES