Na manhã deste domingo (24), a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação, encerrou as atividades alusivas ao 7 de Setembro, com um Desfile Cívico no conjunto Eduardo Gomes, Grande Rosa Elze. Abrindo a cerimônia, a Banda da Polícia Militar juntamente com o Pelotão das Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) acompanharam o prefeito Marcos Santana no hasteamento das bandeiras. Na sequência, a escola São Cristóvão desceu a Avenida Canal abrindo alas para as demais escolas. Os moradores saíram de suas casas e acompanharam cada segundo do evento, aplaudindo e prestigiando o empenho dos alunos, coordenadores e produtores responsáveis pelas apresentações musicais e acrobáticas.
“O povo de São Cristóvão está de parabéns por ter vindo às ruas, com as escolas e com as crianças. Todos juntos homenageando a nossa pátria, o civismo, que é um sentimento não presente hoje em dia, mas, que precisamos cada vez mais resgatá-lo em nossas famílias. Hoje tivemos pela primeira vez as presenças da polícia Militar e das Forças Armadas num desfile nosso e este fato inusitado aconteceu também, na semana passada, lá no desfile do Centro Histórico. A sensação é de alegria por notarmos que a população gostou. Que a gente possa fazer a cada ano um desfile melhor”, pontuou o prefeito, Marcos Santana.
Segundo o vice-prefeito, Adilson Júnior, é fundamental apoiar e valorizar o trabalho que as escolas desenvolveram ao longo do ano, para culminar no desfile de hoje. “Eles planejaram tudo isto com muito carinho e apreço e nós estamos aqui para prestigiar todo esse bonito trabalho. O desfile serve também para trazer as famílias para as ruas, promovendo ainda a economia local, criando também a sensação de bairrismo por nossa cidade, e pelo Brasil”, frisou.
Bastante emocionada, a secretária municipal de educação, Andréa Hermínia de Aguiar Oliveira, enalteceu o papel das escolas na execução do evento. “Cada segundo gasto para a elaboração destes desfiles valeu a pena. Nossa missão, enquanto educadores, é divulgar estes valores, resgatando o respeito para com o nosso Brasil, e nossa cidade. Toda a equipe da Secretaria de Educação está de parabéns pelo belíssimo trabalho apresentado neste domingo e na semana passada lá na sede do município”, disse.
Representando os vereadores sancristovenses, que estiveram no evento (Djalma Santana, Toni da Academia, Rafael Oliveira e Vanderlan Nego), o presidente da Câmara de Vereadores de São Cristóvão, Vanderlan Correia, pontuou o papel do desfile Cívico para os moradores da cidade. “É um incentivo para o cenário econômico, e, principalmente, para os moradores, que saíram de suas residências para acompanharem todo o trajeto. Estamos presenciando uma festa que já é tradicional para a nossa cidade, e o engajamento dos alunos nos faz pensar o quanto esta manifestação cultural e social é importante”, enfatizou.
Segundo ressaltou a 1º Tenente da Marinha, Viviane Garcez, os integrantes da Marinha se programaram o ano inteiro para atender os chamados extra capital. “Estamos representando a Capitania dos Portos de Sergipe – Marinha do Brasil, através de nosso desfile, completando assim a equipe das Forças Armadas. Passamos o ano inteiro ensaiando para este dia e nos orgulha muito fazermos parte desta apresentação”, disse.
O secretário de estado do turismo, Fábio Henrique, contou que este ano não pode prestigiar o desfile de Nossa Senhora do Socorro (por conta de uma viagem na mesma data), mas que ajustou a agenda para estar presente no Eduardo Gomes, como forma de enaltecer a administração de São Cristóvão. “Todo desfile de 7 de Setembro é importante, pois restabelece a cidadania das pessoas. Neste momento, em que o Brasil passa por inúmeros problema com corrupção, vermos a população nas ruas significa que as pessoas ainda acreditam em nosso país”, enfatizou.
Manifestação popular
“É muito importante manter a tradição e a cultura do Desfile Cívico. Mesmo diante da situação do país, as pessoas ainda querem representar o Brasil e sentem orgulho disto”, frisou o estudante, Hícaro Robert Lima de Oliveira. Já a professora, Efigênia Simões, lembrou que o desfile é uma data bastante aguardada pelas famílias sancristovenses. “É um dia em que a comunidade interage e a história do nosso País é trabalhada nas ruas. Além disto, essa é uma data muito esperada pelos pais dos alunos, que gostam de ver seus filhos desfilando e aparecendo bem bonitos para a comunidade”, explicou.
Danilo Gaspar Ramos enalteceu o motivo de sua participação no evento. “Desfilo por um futuro melhor. Participar deste momento é lembrar a nossa Independência e pensar sobre a democracia do Brasil”, analisou. Segundo Ortência Maria dos Santos (que faz parte da equipe da coordenação municipal da merenda): “A data (7 de Setembro) é muito importante para conscientizar e integrar escolas e sociedade”.
Para a professora aposentada, Althenizia Fonseca de Andrade, o evento despertou boas recordações. “Fui professora por 27 anos e sempre participei dos desfiles e apresentações artísticas. Então, me emociono sempre que vejo algo assim. Achei muito bonito, pois percebi a dedicação dos professores e alunos que passaram por aqui mostrando o resultado de tanto treino e ensaio”, concluiu.
“No somar dos esforços, dos dias de ensaio e na força de vontade dos alunos e bandas, o Desfile Cívico de São Cristóvão, dividido em duas datas, já deixa saudade em quem participou da cerimônia. Agora é hora de guardar os equipamentos e as fardas, dar um descanso ao corpo e esperar o ano que vem para repetirmos outra uma vez tudo de novo. Até 2018”, finalizou o coordenador de eventos da Prefeitura de São Cristóvão, responsável pela organização dos dois desfiles, Guilherme Gonçalves.
Confira a sequência do desfile:
Abertura Conjunto das Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) e Policia Militar.
EMEF São Cristóvão.
Colégio Sanclau.
EMEF Lauro Rocha de Andrade.
Escola Freitas Brandão.
Banda de Percussão Força J. Universal.
EMEF José Antônio da Costa Melo.
Colégio Estadual Profª. Julia Teles.
Club Desbravadores.
Escola Estadual Profª. Olga Barreto.
Banda de Musica Luiz Ferreira Gomes.
EMEF Araceles Rodrigues Correia
Escola Estadual Profª. Glorita Portugal
Colégio Barão de Mauá.
EMEF Gina Franco.
Colégio Estadual Prof. Neyde Mesquita.
Colégio Estadual Olavo Bilac.
Escola Est. Poeta João Freire Ribeiro.
Por Jaime Neto
Fotos: Márcio Garcez/ Danielle Pereira