Além de escolas da Grande Aracaju circunscritas à Diretoria Regional de Educação 08, haverá unidade de ensino federal e cinco colégios particulares participando do desfile com suas bandas
O desfile cívico de 7 de Setembro terá a participação de 15 escolas da rede estadual de ensino. A seleção foi realizada de acordo com critérios estabelecidos pela Portaria número 2.266/2016, da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Alunos dos Colégios Professor João Costa, Ministro Petrônio Portela, Francisco Rosa, José Rollemberg leite, Professor Paulo Freire, Senador José Alves do Nascimento, Monsenhor Carlos Carmélio Costa, 24 de Outubro, Nelson Mandela, Barão de Mauá, Olavo Bilac, Governador Valadares, Valmir Chagas, Atheneu Sergipense e Dr. Manoel Luiz estrarão na avenida Barão de Maruim representando seus respectivos estabelecimentos de ensino.
“O desfile de 7 de Setembro irá obedecer aos critérios claros da disciplina, promovendo a importância do fortalecimento dos valores cívicos e do sentimento de pertencimento à nação brasileira, e considerando o simbolismo alusivo ao Dia da Independência do Brasil”, ressalta o secretário Jorge Carvalho.
Dentre os critérios de seleção das 15 escolas estão: ter maestro/instrutor capacitado em curso oferecido pelo diretor regente da SecBanda; ter maior número de alunos matriculados; ter maior número de participações em desfile cívicos e possuir maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Além de escolas da Grande Aracaju circunscritas à Diretoria Regional de Educação 08, haverá unidade de ensino federal e cinco colégios particulares participando do desfile com suas bandas. Já as instituições comunitárias serão limitadas a um pelotão representativo das diversas instituições com duas bandas musicais.
Fogo Simbólico
A Semana da Pátria terá início no dia 1º de setembro na praça Fausto Cardoso com a realização da 80ª Corrida do Fogo Simbólico. Alunos atletas da rede estadual que se destacaram em competições nos últimos meses farão o revezamento da tocha com o fogo simbólico até conduzi-lo ao secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.
Fonte: Agência Sergipe de Noticias