Durante uso de fala no Pequeno Expediente, realizado na manhã desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o deputado estadual Paulo Júnior (PV) destacou os 55 anos de fundação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), bem como o seu avanço como Instituição de Ensino Superior (IES), e responsabilidade pelo progresso da menor Unidade Federativa do país. O parlamentar enalteceu ainda a expansão da instituição fora da região metropolitana de Aracaju.
“Através das intervenções educacionais protagonizadas pela UFS nos deparamos com uma população mais preparada para o mercado de trabalho, natural qualificação dos serviços públicos e particulares, como também a equiparação progressista do nosso estado perante os demais estados, sobretudo aqueles vizinhos, localizados no Nordeste. Esse avanço aconteceu em maior escala a partir do ano de 2003, quando o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva decidiu investir na expansão da UFS para o interior sergipano”, destacou o deputado.
Entre os polos citados pelo parlamentar, estão: o campus de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe, no município de Lagarto, inaugurado em 16 de junho de 2011; e o Campus do Sertão, localizado no município de Nossa Senhora da Glória. Paralelo aos avanços estruturais, o deputado Paulo Júnior destacou a importância do trabalho científico desenvolvido por acadêmicos e professores no combate à pandemia provocada pela Covid-19.
“Foram momentos intensos, tristes, mas que foram gradativamente sendo superados – mesmo diante de tantas partidas inesperadas -, graças ao trabalho desenvolvido por profissionais da Ciência que atuam nos laboratórios da UFS. Comemorar os 55 anos da Universidade Federal de Sergipe é o mesmo que reverenciar os avanços de Sergipe, do nosso povo e da nossa vida”, completou o deputado Paulo Júnior.
Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese