O deputado federal Thiago de Joaldo participou nesta terça-feira (28) da reunião de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Cirurgias Eletivas, que tem como principal objetivo reduzir a espera de pacientes em busca de cirurgias em todo o Brasil.
Para se ter ideia da situação, segundo dados obtidos pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e fornecidos por secretarias de 16 Estados e 10 capitais, no fim do ano passado, quase 1 milhão de pacientes estão à espera de algum tipo de cirurgia.
O parlamentar, inclusive, já solicitou da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe a lista atualizada de todas as cirurgias eletivas represadas e de exames de maior complexidade, para que possa compreender a dimensão do problema e atuar nas soluções.
“O objetivo da Frente é a gente trabalhar para cobrar do Governo Federal a atualização da Tabela SUS e mais aporte de recursos para podermos fazer o enfrentamento das filas represadas, principalmente depois da pandemia, que aumentou muito”, pontuou o deputado federal. Thiago de Joaldo foi escolhido para ocupar a vice-presidência de Sergipe na Frente, buscando apoio dos demais parlamentares e do Governo do Estado.
“Também vamos cobrar dos governos dos Estados que apliquem recursos suficientes para atender a essa demanda”.
CASOS
“São pessoas que morrem sem ter acesso à cirurgia que estavam buscando; pessoas de catarata que acabam perdendo a visão e não conseguem uma cirurgia”, finalizou Thiago de Joaldo.
A reunião contou, ainda, com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Preside a Frente Parlamentar, o deputado Emidinho Madeira, e, como vice-presidente, o deputado Dr. Fernando Máximo.