O deputado Chico do Correio (PT) subiu à Tribuna, nesta terça-feira (15), para reclamar sobre a falta de água no sertão sergipano. Ele destacou os desvios ocorridos em diversos locais pelo estado.
“Não estamos ainda no verão, que começa daqui a 60 dias, mas já começamos a ter problemas de novo com a distribuição de água. Eu sei que foi tramitado por essa Casa e que está tudo andando de vento em polpa para que a empresa concessionária possa administrar essa parte – distribuição de talão, fiscalização, tarifação, rede de esgoto, ampliação de rede – mas é necessário que o Governo, até o prazo que a empresa venha a administrar, possa tomar providências”, afirmou.
O parlamentar pediu fiscalização sobre a rede de água para averiguar se o abastecimento está parando antes de chegar aos municípios. Ele contou que não está chegando água para as torneiras do município de Feira Nova há dez dias.
“A água está na rede central, precisa de fiscalização porque nós temos grandes vazamentos e desvios. É necessário que se toque nessa ferida porque não é possível que nós que temos algum cargo político sermos taxados do que não presta e algum cidadão ou cidadã está fazendo esse tipo de desvio de água e ninguém é punido”, acrescentou.
Ele lembrou que em Poço Redondo alguns pipeiros foram presos por desvio de água. Em aparte, o deputado Luiz Fonseca (PP) falou que a concessão da prestação deste serviço deverá solucionar o problema.
“A empresa privada não vai permitir mais que isso aconteça e terá, sem dúvidas, uma equipe de fiscalização para que não haja esse tipo de furto de água. Em breves dias será resolvida esta questão”, disse.
As declarações ocorreram durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Fotos: Jadilson Simões
Por Wênia Bandeira