Durante esta semana, entre os dias 11 e 13, Brasília foi cenário do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo Governo Federal. Com forte atuação pela causa municipalista, a deputada federal e 3ª secretária da Câmara, Delegada Katarina (PSD/SE), aproveitou a oportunidade para receber os gestores sergipanos e debater suas demandas.
“O evento é uma oportunidade ímpar para o fortalecimento da gestão municipal e para a construção de políticas públicas mais eficazes e voltadas ao bem-estar da nossa população. Ele demonstra a importância e a responsabilidade que os municípios têm na conjuntura do país”, afirma a parlamentar.
Responsabilidade que, de acordo com a Delegada Katarina, aumenta cada vez mais, com a crescente demanda por serviços ofertados à população. “É essa a situação dos municípios brasileiros hoje. Onde apenas vontade política dos gestores não basta. É necessário um orçamento adequado, a destinação correta dos recursos e uma gestão eficiente”, pontua.
Nesse contexto, para ela, o Congresso Nacional e, em especial, os deputados federais, desempenham um papel fundamental na busca e alocação de recursos para os municípios, por meio das emendas parlamentares.
Dados do Orçamento de 2024 demonstram que 66% do valor das emendas parlamentares foram destinados à área da saúde e transferências diretas às prefeituras. Os outros 44% contemplaram setores fundamentais como infraestrutura, educação, segurança pública, esporte, agricultura e pecuária.
Essa distribuição evidencia que a realidade dos municípios, especialmente dos municípios menores, está diretamente ligada ao apoio dos deputados e senadores. “Fui responsável pela indicação de mais de R$ 120 milhões em emendas para Sergipe, dos quais cerca de 80% foram para os municípios, para que possam atender às necessidades mais urgentes de seus cidadãos”, revela a deputada.
Ciente da importância das emendas, a deputada reforça o compromisso com os municípios brasileiros e reafirma que trabalhará incansavelmente para garantir que os recursos cheguem aonde são mais necessários.
“O fortalecimento dos municípios é o fortalecimento do Brasil. Se queremos um país mais justo e desenvolvido, precisamos de cidades bem estruturadas, capazes de oferecer qualidade de vida aos seus habitantes”, ressalta.
Um dos gestores que esteve no gabinete da parlamentar foi Mário de Sandra (foto), prefeito reeleito de Muribeca, para onde a Delegada Katarina já destinou recursos, equipamentos e também serviços de infraestrutura.
Além dele, estiveram presentes os prefeitos de Capela, Monte Alegre, Aquidabã, Gararu, Neópolis, Porto da Folha, Boquim, Brejo Grande, Poço Redondo, Feira Nova, Malhador, Santo Amaro das Brotas, Santa Rosa de Lima, Tobias Barreto, Lagarto, Pirambu, Pedrinhas, Arauá, Pacatuba, Moita Bonita, Estância, Itaporanga e Laranjeiras.
Por Tanuza Santos de Oliveira