Ações realizadas pela Polícia Civil de Rosário do Catete resultaram na diminuição do número de crimes de estupro de vulnerável na cidade. Desde o segundo semestre de 2022, após intensas investigações e prisões, o município está sem registro ou denúncia de estupro de vulneráveis.
Em 2022, a Polícia Civil de Rosário e a rede de proteção ao adolescente e à criança – Ministério Público, Polícia Militar, Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) – realizou um trabalho integrado com o objetivo de combater esses crimes.
Assim, desde o último mês de outubro, nove pessoas foram presas por estupros de vulneráveis, 14 detidas por outros crimes, como roubos e homicídios. Ao total, 25 prisões foram efetuadas no período pela Polícia Civil de Rosário do Catete.
Além disso, na Operação Anjos do Sol, deflagrada no mês de dezembro de 2022, foi desarticulada uma rede de prostituição de adolescente e crianças que atuava em Rosário. O nome da operação é decorrente de um filme de 2006, que retrata a exploração sexual e o tráfico infantil.
No Brasil, uma média de 45 mil crianças e adolescentes sofrem violência sexual por ano. A maioria dos crimes ocorre dentro de casa e é cometida por pessoas próximas.
A Polícia Civil solicita o apoio da população para localizar suspeitos de crimes na região de Rosário do Catete. Disque o 181 ou compareça à delegacia local. O sigilo é garantido.
Fonte: SSP/SE