Foram três pratas no vôlei de praia masculino e feminino, além da natação, três bronzes nas modalidades judô, luta olímpica e a inédita premiação no xadrez
A fase das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude finalizou neste domingo, 13, em João Pessoa (PB), com saldo positivo de medalhas para a delegação de Sergipe: três pratas no vôlei de praia masculino e feminino, além da natação, três bronzes nas modalidades judô, luta olímpica e a inédita premiação no xadrez.
No vôlei de praia, os sergipanos mantiveram a tradição ao longo de mais de cinco edições dos Jogos Escolares em serem classificados para as semifinais e finais na primeira divisão. Neste ano, a técnica Cida Lisboa, que é mãe e técnica da atleta Duda Lisboa, conseguiu conduzir, pela primeira vez, atletas de uma escola pública estadual no pódio da modalidade.
A dupla Matheus Felipe e André Mariano, alunos do Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo, de São Cristóvão, fizeram bonito na areia da praia de Cabo Branco na primeira vez que competem fora do Estado. Eles venceram os atletas do Colégio Sagrada Família, do Rio Grande do Norte, na semifinal.
A dupla feminina Victoria Lopes e Anne Karolayne, do Instituto Dom Fernando Gomes, também garantiu a medalha de prata na partida contra as cariocas Giovana e Vitória. Depois de empatar nos dois sets, a dupla foi para o tie-brake e garantiu o segundo lugar da competição.
“Estamos mantendo a tradição de ir para as finais. Coroa um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do ano e Sergipe mais uma vez sobe ao pódio”, afirmou a técnica assistente da dupla feminina, Mônica Silva.
Conquistas
A melhor colocação da natação ficou por conta de Márcio Santos, aluno do Colégio Graccho. Ele foi para a final em três modalidades: 50 metros livre, 100 metros nado borboleta e no revezamento 4×50. O aluno ficou entre os seis primeiros lugares no 50m.
No último dia de competição, Márcio Santos classificou-se em segundo lugar na categoria 50m nado borboleta, garantindo a medalha de prata.
O aluno do Colégio Municipal Maria das Graças, de Itaporanga D’ajuda, Railton Oliveira Santos de Jesus conquistou o bronze no xadrez. Ele é o primeiro atleta de Sergipe a premiar no esporte desde que acontecem os Jogos Escolares.
“Ele é da rede pública municipal, do povoado Mirante, e pela primeira vez nos esportes um atleta vence na modalidade do xadrez, considerado um esporte difícil por trabalhar o cognitivo”, avaliou o técnico.
O jovem atleta do judô Márcio Rodrigo Souza, do Colégio Coesi, venceu o adversário do Ceará e ficou com o bronze. Na luta olímpica, Bruno Fellipe, aluno do Instituto Dom Fernando Gomes, também garantiu a segunda medalha de bronze para Sergipe.
Nesta terça-feira, 15, iniciam as competições coletivas: futebol de salão, handebol, voleibol e basquete, também com chances de medalhas para os atletas de Sergipe.
Fonte: Ascom/SEED