![](https://sergipemais.com.br/wp-content/uploads/2017/11/COP_5748-300x200.jpg)
Na manhã desta terça-feira, 28, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) abriu debate para a campanha nacional “Em defesa dos bancos públicos” que tem como motivo principal explicar a função dos bancos públicos e esclarecer os contras da privatização deste setor. Para abordar o assunto, a Tribuna Livre contou com a participação da presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Ivânia Pereira.
A questão da privatização dos bancos públicos, que vem sendo trabalhada no Brasil desde a década de 80, foi abordada pela presidente do Sindicato dos Bancários, Ivânia Pereira. “O que queremos esclarecer aqui é que se o banco é público ele é para todos e todas, por isso, nesta data nós estamos realizando esta campanha em todos os estados do país para que possamos esclarecer que a ideia da privatização é remanescente da década de 80”, disse.
Ivânia também lembrou que os bancos públicos também desenvolvem um papel social através de programas que diminuem desigualdade social, que oportuniza aos pequenos empreendedores investirem no próprio negócio e que permitem ao cidadão adquirir a própria casa. “Nós iremos demonstrar através de dados como o banco público possui uma função social, pois se fosse depender do banco privado para investir no pequeno agricultor, no financiamento de casas, o financiamento estudantil entre outras coisas o cidadão sairia prejudicado porque as vantagens seriam mínimas para este público. É importante lembrar que os bancos públicos também tiveram participação na construção e desenvolvimento do país através do financiamento de construção de rodovias, aeroportos”, pontuou.
Vereadores
Em aparte, o vereador Américo de Deus (Rede) parabenizou o sidicato pela luta e se mostrou solidário a luta da categoria. “Quero parabenizar à senhora Ivânia Pereira pela grande diretoria que faz o sindicato e pela força de vocês por lutar por esses funcionários e pelo povo ainda mais neste tempo de sucateamento do serviço público que enfrentamos no governo Temer”.
O vereador Lucas Aribé (PSB) também falou sobre a importância se manter o serviço público no país. “Quero apenas deixar minha contribuição com a luta de vocês. A gente tem realmente que lamentar esse desmanche que está ocorrendo a nível nacional, pois são essas práticas politicas que nos deixam preocupados, pois afetam a vida do social e privatizando a gente sabe que isto piora para o cidadão.”
Falando de bancos públicos e citando o caso do Banco Estado de Sergipe (Banese) o vereador Anderson de Tuca (PRTB) disse que é necessário que o sindicato intervenha. “Sou morador do Siqueira Campos e há algumas funcionalidades da agência deste bairro que foi tirado de lá e está prejudicando os moradores, além disso, a mesma coisa está acontecendo no Conjunto Augusto Franco, peço ao sindicato que faça alguma coisa.”
Os vereadores Elber Batalha (PSB) e Iran Barbosa (PT) também lembraram a importância de se manter os bancos públicos. “Os bancos privados não permitem esta função social que Ivânia citou, são eles que ajudam a uma grande parcela da população. Os bancos privados não desempenham esta função e independente de qualquer crise eles continuam a lucrar”, afirmou Iran.
Por Leilane Coelho