A equipe de proteção da Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participou nesta quinta-feira, 24, de uma capacitação técnica voltada à segurança de barragens. A iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) tem o intuito de fortalecer o monitoramento e a fiscalização das barragens em Sergipe. A capacitação ocorreu na sede da Secretaria de Administração (Sead).
Foram apresentados conteúdos teóricos e práticos sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens, identificação de anomalias e importância do controle dessas estruturas. Para o geólogo da Defesa Civil de Aracaju, Bruno Martins, que participou do curso, a iniciativa é muito importante. “A participação da nossa equipe técnica foi de grande relevância, pois o curso contribui para o eixo de preparação e resposta a cenários de desastres, fortalecendo a atuação do órgão na prevenção e gestão de emergências, principalmente quando o assunto é a segurança estrutural da Barragem Jaime Umbelino em São Cristóvão que interfere na resiliência frente a eventos de possíveis inundações em Aracaju “, afirmou.
O diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Luiz Carlos Sousa, ressaltou a necessidade da capacitação. “O nosso objetivo é envolver os empreendedores de barragem do nosso Estado, uma vez que somos responsáveis pela fiscalização. Também é da nossa responsabilidade fazer com que, cada vez mais, a população fique inteirada sobre essas questões. Por meio dessa capacitação, apresentamos como deve ser feito o monitoramento, qual a importância e a finalidade de uma barragem, além de quais os riscos que o rompimento de uma barragem pode causar”, destacou.
Quem comandou a capacitação foi o gerente de Gestão e Segurança Hídrica da Semac e geólogo, João Carlos Santos da Rocha. “Criamos o SERhidro, que é um portal que contém uma série de informações. Dentro desse portal temos, por exemplo, o SERhidro Barragens, que traz informações importantes para a segurança dessas obras. Nele, os órgãos envolvidos têm acesso a ferramentas e conseguem ver, por exemplo, o local de um eventual e hipotético rompimento de uma determinada barragem e quais áreas poderiam ser atingidas”, explicou.