A delegada da Polícia Civil de Sergipe Danielle Garcia confirmou nesta quarta-feira (27) que foi convidada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para compor o Ministério em Brasília. Desde o final do ano passado o assunto vinha sendo especulado pela imprensa sergipana, mas só agora a delegada confirmou a informação.
Em fevereiro a delegada esteve em Brasília para participar da posse de parlamentares sergipanos e, quando questionada sobre o convite, desmentiu a informação, mas deixou claro o interesse em trabalhar com o ministro.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), Danielle irá integrar a equipe da delegada da Polícia Federal Érika Marena, que foi superintendente da PF em Sergipe entre 2017 e 2018, até ser chamada por Moro para chefiar o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DRCI/SNJ).
A SSP adianta que a servidora policial civil será liberada, em virtude de sua experiência com a recuperação de ativos e laboratório de lavagem de dinheiro, no entanto, solicitou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública reenvie um novo ofício corrigindo a solicitação.
A correção se justifica porque delegados da Polícia Civil de Sergipe apenas podem ser cedidos para os cargos de secretário de Estado, secretário de municípios e chefe de Segurança de órgãos, a exemplo do Tribunal de Justiça.
Com a chegada do ofício já retificado, que deverá ser enviado pelo órgão federal nos próximos dias, Danielle Garcia será liberada na condição de colaboradora eventual (tipo de cessão temporária comum entre servidores da Segurança Pública que atuam no Ministério da Justiça, com possibilidades de renovações seguidas), e prestará seus serviços no DRCI, onde já é instrutora há seis anos.
A SSP também liberou Danielle Garcia para que participe como instrutora de um Curso de Inteligência Financeira, organizado pelo DRCI no próximo dia 5, no Rio de Janeiro.
Atualmente à frente da delegacia da Barra dos Coqueiros, Danielle Garcia ganhou notoriedade durante sua passagem pelo Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), quando enfrentou políticos e deflagrou importantes operações no estado. Ela também passou pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), e pelo Departamento de Narcóticos, da Polícia Civil.
Por F5 News