O Núcleo de Apoio à Saúde Familiar – NASF – tem sido muito participativo nas ações da Secretaria Municipal de Saúde. Esta semana, o NASF desenvolveu uma ação de grande relevância no seio das famílias lagartenses. Com a evolução diária que ocorre no dia-dia em todos os aspectos, algumas famílias acabam perdendo o pulso e o domínio sobre a maneira correta e saudável de estar um pouco mais presente junto aos seus filhos.
Com todos esses acontecimentos, o NASF criou um cronograma de visitas, instruindo e orientando através de palestras crianças de 6 a 14 anos. O tema debatido foi a “Sexualidade” e “Drogas”, dois pontos que, não sendo tratados com bons e seguros olhos, podem destruir um planejamento familiar em questão de segundos.
O trabalho foi desenvolvido em um Escola, onde, inclusive, tem registro de uma menina com apenas 10 anos que encontra-se gestante. Nesta mesma comunidade, foram identificados meninos e meninas com idade mínima e muito próximo de adentrarem ao mundo das drogas.
Para a Coordenadora do Núcleo, Andrea Viana, a garotada tem aceitado bem a ação. “São meninos e meninas lindos e com um futuro brilhante pela frente, precisamos ajudá-los a entender melhor a vida, devemos auxiliá-los junto aos seus pais. Temos uma equipe qualificada e dedicada, um gestor que nos apoia e um secretário que está sempre presente conosco; agora é só trabalhar pelas famílias”, disse a Coordenadora.
O Secretário de Saúde, Cleverton Oliveira, destacou a referida ação com positiva. “O cronograma de ações do NASF tem sido excelente e aceitável com muita solidez pelas famílias da cidade de Lagarto. Sabemos da importância desses trabalhos, por isso oferecemos todas as condições de realizá-las, claro, dentro das nossas limitações”, colocou.
Já o prefeito do Município, Valmir Monteiro, demonstrou felicidade em ver assuntos tão peculiares serem tratados com amplo respeito pelos órgãos públicos. “Satisfação é a palavra que utilizamos diante de uma ação feito essa. Sabemos o quanto as drogas e perversidade vêm tomando conta de nossas crianças, então se temos como mudar, vamos utilizar as nossas ferramentas para garantir às crianças um futuro melhor”, disse o gestor.
Por Secom/Prefeitura de Lagarto