Preocupada com a gravidade da rápida disseminação do novo coronavírus, o Covid-19, por meio da aglomeração de pessoas em espaços públicos, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) protocolou, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), indicações aos prefeitos Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristovão solicitando que esses locais sejam interditados, o mais rápido possível, a fim de se evitar novos contágios na Grande Aracaju.
No documento apresentado, a parlamentar chama a atenção dos gestores municipais para a declaração de pandemia emitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o estado de calamidade pública reconhecido pelo deputados estaduais, além da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Covid-19 decretada pelo Ministério da Saúde (MS), todos sinalizando para a importância do isolamento social como forma de frear a proliferação do vírus, e pede para que o Executivo Municipal observe e cumpra as recomendações expedidas pelo Governo do Estado para o enfrentamento à crise.
“Estamos pedindo que os prefeitos desses municípios interditem os espaços públicos de uso comum que possibilitem a aglomeração de pessoas, como praças, calçadões, espaços de lazer, estacionamentos coletivos e equipamentos de esportes com o intuito de proteger a população desse mal global terrível. Os números de casos confirmados de coronavírus aumentaram rapidamente no mundo e no Brasil, e aqui em Sergipe não está sendo diferente, onde infelizmente já registramos óbitos em decorrência desse vírus. Uma das ações consideradas fundamentais para conter a transmissão é o isolamento social, ou quarentena, e é focando nessa medida que estamos solicitando que os prefeitos de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro ajam em prol da população de seus municípios e dos municípios circunvizinhos”, explica Kitty.
Ainda de acordo com o texto da indicação, Kitty solicita que os prefeitos promovam a veiculação massiva sobre importância da necessidade de respeito às medidas de isolamento social.
“Que elas sejam feitas em meios impresso, televisivo, radiofônico ou qualquer outro de publicidade informativa sobre a necessidade de respeito às medidas de isolamento social, que tem se mostrado eficaz na contenção da disseminação do novo coronavírus. Além de informar a todos sobre essa eficácia, a população precisa entender a seriedade desse comportamento, inclusive sobre o não cumprimento a ele que pode acarretar em penalidade criminal. Isso porque, apesar dos apelos de governos e de autoridades, muitas pessoas ainda seguem nas ruas ou circulando pelas cidades, fato que justifica a relevância dessa indicação”, pontua Kitty.
Por Assessoria de Imprensa