A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) apresentou uma indicação à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) que sugere a ampla disponibilização de equipamentos de proteção individual padrão (EPI’s) aos profissionais das equipes médicas que trabalham para combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O documento foi protocolado junto à Alese na última semana e se justifica na necessidade de proteção dos trabalhadores da saúde neste momento de forte proliferação do vírus.
“Protocolamos essa indicação ao secretário da saúde Valberto e esperamos que as devidas providências sejam tomadas. Estamos falando aqui de equipamentos básicos de segurança individual que vão salvar vidas de quem está nas trincheiras para salvar a nossa população e aguardamos um retorno positivo da Secretaria de Estado da Saúde [SES]”, salientou Kitty Lima.
No seu texto, a indicação pontua que são necessários: álcool em gel; óculos de proteção ou protetores faciais; máscaras; aventais impermeáveis de mangas longas; luvas de procedimento e máscaras de proteção respiratória. “Estamos em uma situação crítica em todo o mundo e muitas são as incertezas, mas nenhuma delas envolve a necessidade de atuação dos servidores da saúde. Eles estão fazendo e continuarão fazendo a diferença, mas para isso precisam do mínimo de proteção do Estado”, completou a parlamentar.
Por Assessoria Parlamentar