A 39ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, que celebra o aniversário da capital sergipana e que será realizada no dia 23 de março, contará com uma participação recorde de 8 mil corredores, o que emplaca a competição como a maior da categoria no Norte/Nordeste. O evento esportivo mais aguardado pela população sergipana é realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e nesta edição contará com um investimento superior a R$ 1,2 milhões.
Atletas experientes e até mesmo pessoas que nunca participaram de uma corrida já estão de olho na prova que seguirá o tradicional percurso de São Cristóvão a Aracaju. Uma competição cheia de simbolismo, na qual para muitos dos participantes, o importante é completar o percurso e superar os próprios desafios. A Corrida Cidade de Aracaju, assim que foi anunciada, intensificou o movimento na rotina dos futuros competidores.
Yasmin Queiroz, por exemplo, é servidora da Prefeitura de Aracaju e já participou da corrida outras duas vezes e agora vai para a sua terceira competição na prova, no percurso de 24 km. Ela destaca a qualidade do evento e tem grandes expectativas para o dia da prova. “Estou bastante ansiosa por essa data. A corrida será bem intensa e a gente pode se preparar melhor. A Prefeitura já fez o fechamento da Orla para quem gosta de correr, o que é um incentivo muito bom para treinar. E a Corrida Cidade de Aracaju vai movimentar mais ainda o trajeto, vai promover o bem-estar e a saúde das pessoas, além de também valorizar e incentivar os servidores”, disse.
Diego Torres é proprietário e treinador do grupo DT Run Clube. Na última edição, 115 dos seus alunos participaram da prova e agora ele pretende aumentar essa marca. Para o técnico, a Corrida Cidade de Aracaju, além de promover o incentivo à saúde, também mexe com todo o calendário de corridas do Estado. “Essa é a nossa corrida mais esperada, então com a data anunciada de forma bem antecipada, temos um tempo hábil para treinar mais pessoas, até mesmo para o percurso de 24 km, que é o maior desafio de todos, que é o que mais chama a atenção dos corredores de fora, os mais experientes. Como o prefeito anunciou bem antes, vamos treinar a galera com esse tempo. Quem já corre os 10 km, vai conseguir fazer um percurso maior com segurança”, declarou.
Outro corredor experiente é Bruno Oliveira de Jesus, do grupo Assessoria Esportiva Bruno Oliveira, cuja estimativa é a de que participem 60 alunos na próxima edição. “Este será o sétimo ano que nós iremos participar dessa grande corrida que acontecerá em 2024, com 8 mil atletas. É uma prova muito grande e estamos muito esperançosos de que a participação dos nossos alunos seja ainda melhor do que no ano passado. A ‘São Cri Cri’ é uma corrida muito importante, porque comemora-se o aniversário da cidade e, ao mesmo tempo, é bastante desafiadora por causa das ladeiras. Para quem gosta de se desafiar, é uma ótima prova para se fazer pela primeira vez”, afirmou ele, que participará no percurso de 24 km.
Cláudia Mendonça é líder regional do Divas que Correm Aracaju, grupo que motiva as mulheres a saírem do sedentarismo e praticar o esporte. Ela conta que seu grupo tem cerca de 310 mulheres que participam ativamente das atividades. Ela, pessoalmente, participará da corrida percorrendo os 10 km. “A corrida é fundamental, porque além de ser uma atividade física, a pessoa pode praticar de acordo com o seu tempo, pode conciliar com as atividades do dia a dia. E a Corrida Cidade de Aracaju é linda, é maravilhosa. Só quem já correu entende. É uma das únicas corridas nas quais as pessoas ficam na porta das suas casas esperando os corredores passarem, ficam incentivando. A corrida representa superação, pois nem todo mundo é atleta de elite. Somos pessoas normais, cada um com suas dificuldades, mas todos somos corredores”, disse.