Espaço inédito no evento proporciona aos visitantes mais informações sobre cultura, artesanato e culinária locais
Dentre outras novidades, a estrutura do Arraiá do Povo ganhou um novo elemento em 2024: o Corredor Cultural. O espaço, que liga a arena de shows à Vila do Forró, foi ornamentado com elementos típicos do mês de junho e da cultura sergipana, além de servir como uma passagem direta entre os locais do evento na Orla da Atalaia. E nesta terça-feira, 4, sergipanos e turistas aproveitaram para conhecer mais a novidade.
No Corredor, estão dispostos diversos elementos como bandeirolas, chapéus, roupas e alimentos típicos do mês do forró. Além disso, vários paineis foram colocados com imagens não apenas do Arraiá e da Vila, mas também de vários pontos turísticos espalhados pelos quatro cantos de Sergipe, proporcionando uma imersão completa para quem quer saber mais sobre o que é a sergipanidade.
Uma das pessoas que aproveitou para tirar fotos foi o autônomo Vinícius Oliveira, que fez vários registros ao lado dos amigos antes dos primeiros shows da noite e elogiou a evolução da estrutura este ano. “Está muito legal. O espaço é bem interessante. Neste ano, o espaço está melhor, mais amplo, e isso aqui é algo diferente. Gostamos muito”, afirmou.
Já o motorista Jonathan Micael foi ao Arraiá do Povo pela primeira vez em 2024, e destacou a questão da segurança – já que como o Corredor serve como passagem da Vila à arena de shows, a detecção de metais é obrigatória na entrada. “Estamos gostando muito, está tudo muito bem organizado e a segurança excelente. O novo espaço está muito bonito, passamos por aqui antes de ir aos shows. A organização ficou ótima”, destacou.
Espaço para famílias e turistas
A beleza do Corredor Cultural atrai famílias inteiras, com pessoas de todas as idades conhecendo mais sobre Sergipe e fazendo seus registros. “Com este espaço, o Governo de Sergipe está acentuando ainda mais essa tradição das festas, e ficou muito interessante por dar acesso às duas praças com mais beleza. Gostei bastante”, elogiou a esteticista Regina Nascimento, que visitou o espaço com o esposo, a filha e a mãe.
Os turistas também elogiaram o ambiente e aproveitaram para conhecer mais sobre a sergipanidade. A professora Dezanil Sorrília veio de Corumbá/MS para um congresso, mas não perdeu a oportunidade de visitar o Arraiá pela primeira vez. “Ver esses elementos da festa junina com uma outra abordagem é bem interessante. Estamos encantados em ver os elementos da região, da cultura e da história do povo. Trazer isso para a festa foi um diferencial com as as paredes e murais. Viemos procurando a festa, e isso aqui foi bem diferente”, ressaltou.
País do forró
Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).
Foto: Arthuro Paganini