A Conferência Estadual da Juventude em Sergipe, marcada para o próximo dia 28, promete ser um marco na definição das prioridades para a juventude nos próximos quatro anos. O evento acontecerá no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, localizado em Aracaju, e contará com a participação de 300 representantes eleitos nas 40 etapas municipais realizadas no estado, além de 15 etapas temáticas.
Sob o tema “Reconstruir no presente, construir no futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, a etapa estadual da conferência tem como objetivo debater as 218 propostas presentes no documento-base, que abrangem os 11 eixos do Estatuto da Juventude. Entre os temas em destaque estão cidadania, participação social e política, educação, profissionalização, trabalho e renda, diversidade e igualdade, saúde, cultura, comunicação e liberdade de expressão, desporto e lazer, território e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente, além de segurança pública e acesso à justiça.
Jonathan Hora, presidente do Conselho Estadual da Juventude, afirmou: “Esta conferência é um espaço fundamental para que a voz da juventude ser ouvida e para definir as diretrizes que nortearão as políticas públicas voltadas para as juventudes em Sergipe. Estamos empolgados em reunir jovens de todo o estado para essa discussão crucial.”
A expectativa é que a Conferência Estadual da Juventude em Sergipe resulte em propostas concretas que irão moldar as ações governamentais e a promoção do bem-estar dos jovens sergipanos nos próximos anos.