Filas triplas, desrespeito à faixa de pedestre, estacionamento irregular na via colocam em risco diariamente alunos, pais e condutores que trafegam em frente às escolas nos horários de entrada e saída dos estudantes. Em algumas delas desentendimentos acontecem e o que era para ser um momento familiar prático e respeitoso tem sido estressante e inseguro para todos.
Pensando nisso, a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju tem realizado ações educativas para chamar a atenção de todos sobre o respeito às regras para um trânsito seguro. Nesta quinta-feira, 20, atendendo a um pedido de pais e da própria comunidade escolar promoveu, na uma ação educativa em frente ao Colégio Master, localizado no bairro Jardins. A ação continua, às 11h30 desta sexta-feira, no mesmo local.
Na oportunidade, por meio do Grupo Cones de Teatro, da CET/SMTT realizou abordagens lúdicas e educativas com os pais e alunos. Paralelamente a isso, agentes de trânsito orientaram motoristas sobre a importância de evitar o estacionamento em filas duplas, uma prática que prejudica o fluxo de veículos e compromete a segurança de pedestres e condutores. Segundo os agentes, a abordagem inicial teve caráter educativo, mas futuras ações de fiscalização serão intensificadas no local.
Segundo a coordenadora da CET, Monike Barbosa, ações como esta, realizadas em frente às escolas, já vêm sendo realizadas pela SMTT. “No caso do Colégio Master, foi uma demanda solicitada diretamente pela Prefeitura, que vem analisando também todo esse transtorno da própria comunidade. E esta ação foi realizada e vai continuar sendo realizada em frente a diversas escolas, para trabalhar a educação no trânsito, onde não devem ser formadas filas triplas para buscarem seus filhos, onde deve-se obedecer à faixa de pedestre, a segurança de quem está atravessando, os alunos e pais quando estão saindo, observar também a importância dos pais deixarem o carro no local adequado para buscarem seus filhos. São orientações como essas que a gente está realizando durante o ano de 2025”, explicou.
Orientações no trânsito
O agente de trânsito Reinato Santos destacou a importância da iniciativa: “São infrações como essas que a gente tenta coibir para, justamente, ter a fluidez do trânsito mais ordenada nesse local. Esse tipo de ação da SMTT é para tentar disciplinar os pais em relação à parada dos seus veículos nesses locais, para que entendam que é fundamental para o bem-estar deles, para que o trânsito seja feito de maneira mais segura e eficiente”, disse.
Pai de aluno, o consultor Lucas Garcêz, 37, ressaltou a necessidade de mais conscientização e paciência por parte dos condutores: “As pessoas não têm o mínimo de educação e paciência, e a gente precisa ter, pelo menos, para dar o exemplo aos nossos filhos. Essa mobilização da SMTT é extremamente necessária, porque em área escolar, o risco no qual a gente coloca os nossos filhos é muito maior. Sem uma ação como esta, de orientação no trânsito, as pessoas simplesmente não vão respeitar”, disse.
Foto: Ascom/SMTT