Na tarde desta quarta-feira, 24, aconteceu uma reunião em conjunto da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), formada pelos vereadores Fabiano Oliveira (PP), Ricardo Vasconcelos (Rede), Sheyla Galba (Cidadania), Sargento Byron (Republicanos) e Vinícius Porto (PDT) com a Comissão de Comerciantes da Praia da Cinelândia e advogados da classe para juntos buscarem uma solução para a questão da ordem de fechamento dos estabelecimentos na pandemia.
A Justiça Federal surpreendeu a classe dos empreendedores da praia ao estabelecer um prazo de 15 dias na última semana para que a classe desocupasse o local, de maneira voluntária, e retirasse todo o material, o que levou Fabiano Oliveira a promover este diálogo, lamentando a situação encontrada por estas pessoas.
“Infelizmente os comerciantes da Cinelândia estão passando por este momento crítico, mas nosso papel é justamente tentar resolver as demandas e necessidade do povo dentro da legalidade. Hoje estamos dando um passo importante que é a comunicação, e nós da Comissão do Turismo estamos e continuaremos engajados para solucionar esta causa”, pontuou Fabiano.
O parlamentar Vinícius Porto utilizou a oportunidade para refletir sobre como o comércio na praia, principalmente na Cinelândia foi se estendendo. “Quando se abre um comércio e começa a dar certo, começam a surgir vários outros do mesmo segmento, sendo assim com o fechamento agora, serão muitas famílias sem poder levar seu ganha-pão para casa. Temos que ajudar a resolver esta situação!” disse Vinícius.
O Sargento Byron também deu sua contribuição favorável à causa do empresários, onde chamou a atenção da Emsurb para que haja diálogo entre ela e os envolvidos. “Esse é um momento de construção e principalmente para resolver com diálogo. Tenham certeza que há interesse nosso (legislativo) em ajudar, pois sabemos da necessidade em que as pessoas se encontram. Não merecem serem tiradas de seus trabalhos e ficarem à margem” ressaltou Byron.
A vereadora Sheyla Galba relata que esteve na Cinelândia conversando com os comerciantes e disse conhecer a necessidade de povo. “Fico feliz em reconhecer que os comerciantes também estão dispostos a acatarem as adaptações sugeridas pelos poderes públicos. É um momento de buscar o melhor ajuste para todos”, expressou.
Ricardo Vasconcelos também pontuou que neste momento o melhor a ser feito é o diálogo por parte dos poderes públicos com os comerciantes para que surja solução viável para todos. “Ainda é possível uma conciliação que os ajustes possam ser feitos e ninguém saia prejudicados, e as famílias que tiram seu pão por meio do comércio da praia não fiquem sem trabalhos” pontuou.
Na reunião também esteve presente advogados dos comerciantes, dentre eles estava Saulo Vieira, que disse haver vários meios do comércio na praia se adaptar na pandemia e que houve excessos por parte do governo em relação às medidas restritivas. “Não existe sensibilidade do governo. Eu acredito que hoje nosso objetivo é restabelecer a condição da liminar. Somente com a liminar nós poderemos nos adequar e adaptar o comércio neste momento crítico e trágico, que é a pandemia” avaliou.
Representando a classe dos empresários da praia que estão sendo afetados nessa pandemia, estava Mariana Henrique, que apelou para que os vereadores presentes possam entrar em diálogo com Emsurb para que seja resolvido em acordo e conversa. “A Emsurb se fechou pra gente, passou a tratar a gente como inimigos”, relatou.
No final da reunião, Fabiano Oliveira garantiu que a Comissão do Turismo irá solicitar uma audiência com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto, para entender toda situação e tentar amenizar as perdas de quem vive do comércio na área.
Por Vinícius Andrade e Danilo Cardoso