Esta semana, três regiões do Estado de Sergipe recebem a visita das equipes de combate ao Aedes aegypti que compõem a Brigada Itinerante Estadual. A força-tarefa do Governo do Estado dará suporte aos municípios no tratamento e na eliminação de criadouros e focos do vetor que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Na região Agreste, as equipes gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), visitam Moita Bonita nesta segunda-feira, dia 13. “As ações acontecem não só em imóveis residenciais e comerciais, mas também em terrenos baldios. De forma educativa, a equipe também visitará as escolas dos municípios”, explicou Adriel Alcântara, diretor-geral da Funesa.
Na terça e quarta-feira, dias 14 e 15, a Brigada Itinerante viaja até Itabaianinha, no Sul sergipano, e finaliza a agenda da semana em Porto da Folha, no Sertão, na quinta e sexta, dias 16 e 17. Até o final do mês, mais três municípios receberão as ações das equipes de combate ao Aedes. São eles: Siriri, Riachão do Dantas e Santa Luzia do Itanhy.
Primeiro mês de ações
Em janeiro, primeiro mês de ações da Brigada Itinerante no ano de 2017, os agentes de combate às endemias visitaram 14 municípios. Foram 23.983 imóveis inspecionados e 8.587 criadouros tratados e eliminados.
“Ótimos números para o primeiro mês do ano de combate ao Aedes. Continuaremos na intensificação das ações, principalmente agora no verão, quando os riscos de proliferação do mosquito podem aumentar”, explicou Adriel.
Por Ítalo Duarte/SES