Em 2022, mais de 30 armas de fogo e 212 munições ilegais foram apreendidas durante as ações de enfrentamento ao crime feitas pelo CPME, da Polícia Militar
O Comando do Policiamento Militar Especializado (CPME) atua coordenando e organizando ações de policiamento para o combate ao crime em Sergipe. Em 2022, as equipes vinculadas ao CPME fizeram 10.652 abordagens a pessoas e veículos, que resultaram em 312 prisões e também na apreensão de 53,7kg de entorpecentes que estavam alimentando o tráfico de drogas no estado.
Além desses números, conforme o levantamento feito pela Polícia Militar, no ano passado as equipes vinculadas ao CPME também concretizaram a apreensão de 34 armas de fogo. No período, os policiais militares do comando também retiraram de circulação das ruas do estado 212 munições que abasteciam os armamentos que eram utilizados na prática de crimes como roubos e homicídios.
As ações de policiamento feitas pelas equipes do CPME também resultaram na apreensão de 82 veículos. As equipes vinculadas ao Comando do Policiamento Militar Especializado também apreenderam R$ 64.695,65. A quantia foi apreendida no âmbito das ações policiais de repressão ao crime e são fruto de transações envolvendo ações criminosas, como, por exemplo, o tráfico de drogas.
O subcomandante do CPME, tenente-coronel Gilmar Santana, avaliou que os números foram bastante positivos no enfrentamento ao crime. “E o CPME teve uma participação bem contundente na diminuição do número de roubos, no grande número de apreensões de armas de fogo e na recuperação de veículos. Por nossas missões serem muito específicas, também apoiamos as ações de policiamento ostensivo na capital e no interior”, ressaltou.
CPME
O Comando do Policiamento Militar Especializado foi criado com o objetivo de reunir as unidades da polícia que contam com missões específicas. Atualmente, o CPME é composto pelo Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Comando de Operações Especiais (COE), Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cipcães), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) e Gabinete de Gestão de Crises e Conflitos da Polícia Militar do Estado de Sergipe (GGCC).
Fonte: ASN