Aracaju é conhecida por turistas e aracajuanos como uma das capitais mais limpas do país. Tal reconhecimento se deve a um trabalho intersetorial realizado pela Prefeitura, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), sobretudo, no que se refere à limpeza das vias públicas a partir do serviço de varrição, que de janeiro a novembro deste ano alcançou uma extensão de 44.422 km.
O comparativo entre esses números e a extensão territorial de norte a sul do país, calculada em pouco mais de 4.300 km, demonstra que a atividade executada diariamente dentro das ações operacionais da empresa, aproxima-se da média mensal varrida na capital, de aproximadamente 3.800 km.
A atividade é feita em vias de maior movimento e em locais de grande fluxo de pessoas, a exemplo do Centro e Siqueira Campos. A limpeza diurna inicia às 7h30 e vai até às 17h30, a noturna acontece das 17h às 23h e é realizada na área central da cidade. No procedimento manual os agentes utilizam o suporte de enxadas, foices, gadanhos, vassouras, carrinhos contentores e um caminhão caçamba. Todos os resíduos coletados são destinados para aterros sanitários ambientalmente autorizados.
“Cerca de 40 agentes estão designados exclusivamente para este serviço que abrange a manutenção das ruas do município, atendimento das solicitações da população, e a situações emergenciais, como chuvas fortes ou vazamentos de água, limpeza em eventos esporádicos ou ainda em grandes festas como o Réveillon e aniversário da cidade.
Mutirões
Além das equipes específicas para a varrição, a Emsurb efetua nos demais bairros os mutirões que agregam outros serviços simultâneos, como a capinação e roçagem. “Tais atividades refletem a preocupação da Prefeitura de Aracaju com o bem-estar da população. Todos os bairros da cidade recebem manutenção constante, com periodicidade indicada por um calendário pré-estabelecido ou pela necessidade apresentada em cada localidade”, complementou o presidente Bruno.
Fonte: AAN