Comprometimento dos estudantes e da equipe pedagógica, aliado ao ensino em tempo integral, são alguns dos fatores que alavancaram o desempenho da escola no resultado do Enem 2015
A melhor escola da rede pública estadual de ensino. Esta é a posição ocupada pelo Colégio Estadual Atheneu Sergipense, unidade escolar da Secretaria de Estado da Educação em funcionamento desde 1870 e uma das mais tradicionais do estado. O Colégio Atheneu vem colecionando uma série de conquistas importantes ao longo dos últimos anos, a exemplo do resultado do Enem 2015 – que o exibiu com a melhor média geral entre os colégios públicos estaduais -, e da participação de alunos da escola em programas com seleção em nível nacional, como o Jovem Senador (Senado Federal), Parlamento Jovem (Câmara dos Deputados) e Jovens Embaixadores (Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil).
Há mais de cinco meses empossado no cargo de diretor do Atheneu, o professor Daniel Lemos explica que os bons resultados alcançados pela escola se devem, principalmente, ao comprometimento dos estudantes e das equipes pedagógica e diretiva do colégio. De acordo com Lemos, o ensino médio em tempo integral ofertado pela escola contribui significativamente para o bom desempenho apresentado por seus estudantes.
“Por ser integral, temos uma taxa de permanência elevada, próxima dos 100%, ou seja, praticamente todos os estudantes que se matriculam na primeira série do ensino médio permanecem até a conclusão desta etapa de formação aqui no Atheneu. Isso cria em nossos estudantes um vínculo de pertencimento com a escola e se reflete nos resultados conquistados por eles”, afirma Daniel Lemos.
Em relação às notas por escola do Enem 2015 divulgadas pelo Ministério da Educação na última terça-feira (4), o diretor do Colégio Atheneu ressalta outra informação que põe a escola estadual em posição de destaque, não apenas na rede pública, mas também quando comparada com as escolas da rede privada sergipana.
“Um dado considerado pelo MEC para análise das notas por escola do Enem 2015 é o indicador de formação docente das unidades escolares, considerado adequado quando acima de 50%. Esse indicador quantifica quantos docentes têm formação superior em licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído, e neste ponto nós estamos com 100% de formação docente, à frente inclusive das 10 melhores escolas na classificação geral do Enem 2015 em Sergipe”, diz, orgulhoso, o professor Daniel Lemos, para quem o Atheneu é referência em qualidade de ensino.
Envolvimento
Para o aluno da 3ª série do ensino médio, Marcelo Henrique Rocha Feitosa, egresso da rede privada de ensino, o diferencial do ensino do Colégio Atheneu, está, dentre outros pontos, no comprometimento, qualidade do trabalho dos professores e no tempo de permanência do estudante na escola, que chega a 8 horas diárias. “O ensino em tempo integral é bastante importante para nossa formação, pois temos mais tempo para interação com nossos professores, podendo tirar dúvidas após as aulas, e isso seguramente aumenta nossos conhecimentos”, ressalta Henrique.
Também cursando a última série do ensino médio no Atheneu, a jovem Maria Conceição compartilha da opinião do colega Marcelo. De acordo com ela, o corpo docente da escola se dedica aos estudantes, e este fato fortalece o trabalho pedagógico desenvolvido pela unidade escolar. “Sinto orgulho em fazer parte desta escola e queremos seguir conquistando resultados cada vez melhores”, afirma Maria Conceição, que pretende garantir uma vaga no curso de enfermagem da UFS, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio.
Pedagogia
Responsável pelas turmas da 3ª série do ensino médio, a coordenadora pedagógica do Colégio Atheneu, Conceição Alves, afirma que o trabalho executado com os estudantes concluintes desta etapa do ensino é diferenciado. “Quando o aluno chega ao 3º ano do ensino médio ele já tem um preparo melhor que o aluno que está iniciando esta etapa de formação, e, justamente por este motivo, nós temos com este aluno uma exigência maior, fazendo um acompanhamento pedagógico individualizado com cada um deles”, ressalta a coordenadora.
Pedagoga da escola, Eliane Rocha Gama acrescenta que este acompanhamento e o sistema de ensino em tempo integral favorecem bastante o resultado apresentado pelos estudantes do Atheneu, escola que aprovou em 2015, em cursos superiores, 70% dos alunos que concluíram o ensino médio. “Além das disciplinas obrigatórias, a formação complementar que nossos estudantes recebem, por meio dos projetos e das oficinas que ofertamos, desperta neles um sentimento de pertencimento à escola, além de estimular o protagonismo estudantil”, explica Eliane, ao citar como exemplo as oficinas de leitura e produção de texto, a de ciências e matemática, e o clube de inglês da escola.
O diretor do Atheneu, Daniel Lemos, ressalta, ainda, que uma das propostas do colégio é oferecer uma formação humanista aos estudantes, proporcionando-lhes uma capacidade de resolução de problemas do cotidiano real de vivência deles.
Conquistas
Pela primeira vez, uma estudante da rede estadual de ensino foi finalista do Programa Jovem Parlamentar Brasileiro, uma iniciativa da Câmara dos Deputados que proporciona uma oportunidade única para estudantes vivenciarem na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais. E a selecionada foi a aluna Giulia Oliveira Pardo, do Colégio Atheneu Sergipense.
Para participar, estudantes de todo o país elaboraram e inscreveram projetos de lei. Ao todo, 78 foram selecionados, e a estudante Giulia Pardo conquistou a única vaga destinada a Sergipe.
O projeto de lei de Giulia Pardo, apresentado por ela na Câmara Federal, em Brasília, entre os dias 19 e 23 de setembro, determina que todos os equipamentos adquiridos para realização de exames no Sistema Único de Saúde (SUS) devem ter o processo de licitação finalizado em até 90 dias após a sua compra para futuros reparos e manutenções.
Além de uma aluna deputada federal, o Atheneu coleciona diversas participações de estudantes no programa Jovem Senador, uma iniciativa do Senado Federal, que seleciona estudantes, anualmente, por meio de um concurso de redação, para exercício do mandato senatorial, por uma semana, em Brasília.
Em sua edição de 2015, a única sergipana selecionada foi a aluna do Colégio Atheneu, Maria Clara Prado Bezerra Nogueira, que não apenas conquistou a vaga, como também ficou em 3º lugar em todo o país.
O professor responsável por orientar a produção textual de Maria Clara, Denilson Melo, foi também o orientador de outros alunos do Colégio Atheneu selecionados em edições anteriores do programa. “Tem se tornado uma tradição do Atheneu aprovar alunos nos programas do Congresso Nacional, e, este ano, conseguimos outro feito importante: dos quatro semifinalistas sergipanos do Programa Jovens Embaixadores, três são alunos da casa”, finaliza Daniel Lemos.
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos – em parceria com os setores público e privado em ambos os países – que beneficia, com uma viagem de três semanas aos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, pertencem à camada socioeconômica menos favorecida, têm perfil de liderança e prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades.
Fonte: Agência Sergipe de Noticias