Visando promover uma melhor qualidade de vida para os cidadãos, a Prefeitura de Aracaju, por meio de planejamento estratégico, investe em ações inovadoras, principalmente em intervenções que proporcionam mobilidade urbana. Nesse contexto, a reestruturação da avenida Tancredo Neves emerge como um marco histórico na evolução da cidade, representando não apenas uma obra física, mas um compromisso no intuito de promover um ambiente seguro e acessível aos habitantes. A obra, que acontece de forma célere, atualmente está concentrada na ciclovia e passeios, elementos essenciais para uma mobilidade urbana eficiente, inclusiva e sustentável.
Esta obra robusta e necessária, executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), é parte integrante do programa “Aracaju Cidade do Futuro”, um ambicioso pacote de 23 obras estruturantes destinadas a promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos aracajuanos.
Com investimento superior a R$ 26,6 milhões, provenientes de recursos próprios do município, como contrapartida ao financiamento realizado junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), no valor de R$ 500 milhões, a reestruturação da avenida Tancredo Neves – com seus 15 km, em dois sentidos, atravessando 10 bairros – está sendo conduzida em etapas cuidadosamente planejadas, visando à revitalização completa de uma das maiores e mais importantes artérias viárias da cidade.
De acordo com o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a reestruturação da Tancredo Neves abrange todas as suas três faixas, em ambos os sentidos. A aplicação da primeira camada de asfalto já foi concluída em toda a via e, em breve, será iniciada a implantação da segunda e última camada.
“A Emurb concentra seus esforços, neste momento, na realização de reparos nos pontos danificados da ciclovia, na reconstrução das calçadas e na manutenção da rede de drenagem, garantindo não apenas a funcionalidade, mas também a durabilidade das novas estruturas”, diz Ferrari.
Para o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, o trabalho minucioso e dedicado da equipe reflete o compromisso da gestão municipal em proporcionar um ambiente urbano que atenda às necessidades e expectativas da população.
“Buscamos não apenas melhorar as vias para os transportes, mas também criar um ambiente seguro e acessível para ciclistas e pedestres. A primeira etapa foi concluída com êxito e, agora, seguimos em ritmo acelerado para proporcionar uma experiência ainda melhor para todos aqueles que utilizam a avenida”, afirma Telles.
O superintendente não tem dúvidas quanto ao impacto dessa obra na qualidade de vida dos cidadãos. “Ao priorizar a mobilidade urbana e promover a integração de diferentes modais de transporte, como ciclovias e calçadas de qualidade, a reestruturação da avenida contribui para a redução dos tempos de deslocamento e para a melhoria da fluidez do trânsito, gerando menos transtornos para a população”, complementa.
Por fim, Renato Telles diz que a obra da Tancredo Neves é a maneira da Prefeitura de Aracaju reafirmar seu compromisso com o futuro, proporcionando aos seus cidadãos um ambiente urbano cada vez mais próspero.
“A obra não apenas redefine a paisagem urbana de Aracaju, mas também representa um passo significativo rumo a uma mobilidade urbana de qualidade, inclusiva e sustentável”, conclui.
Fotos: Michel de Oliveira/PMA