quinta-feira, 10, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Com poucos banheiros, população recorre à matagal na Orla da Atalaia

16 de novembro de 2021
in Capital
0
Com poucos banheiros, população recorre à matagal na Orla da Atalaia
Share on FacebookShare on Twitter

A Orla da Atalaia, em Aracaju, foi eleita a mais bonita do Brasil. Não à toa, a extensão do calçadão conta com equipamentos urbanísticos que tornam um passeio ao local inesquecível. A região dos lagos, por exemplo, um dos grandes cartões-postais da capital sergipana, vive cheia de visitantes, entre turistas e cidadãos aracajuanos.

Mas, se bater a vontade de ir ao banheiro por ali, nasce um problema: a região não conta com banheiros públicos próximos. Na falta de opção, muitas pessoas estão recorrendo a áreas de matagal e ambientes isolados, e fazendo as necessidades fisiológicas no chão. A equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE flagrou um espaço próximo aos lagos da orla com bastante sujeira e forte odor de urina. “Uma vez estava comendo numa barraquinha próxima aos lagos e senti muita vontade de ir ao banheiro.

Perguntei ao proprietário onde era que tinha, e ele falou que, infelizmente, não possuía banheiro público no seu estabelecimento, nem próximo”, conta uma cidadã que não terá a identidade revelada nesta matéria. Pelas imagens feitas pela equipe de fotorreportagem do JC, é perceptível que uma das estruturas próxima aos lagos da orla tem sido utilizada pelas pessoas como banheiro, tendo em vista que não há nenhum em funcionamento que seja próximo. Procurada pelo JORNAL DA CIDADE, a Comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pela limpeza e administração da estrutura física da Orla da Atalaia, informou que existem três estações de banheiros que atendem aos públicos masculino, feminino e pessoas com deficiência.

No entanto, a extensão da orla de Aracaju é de aproximadamente seis quilômetros, e três unidades podem não ser suficientes para atender ao público. Um dos banheiros está localizado no Mundo Maravilhoso da Criança, cerca de 500 metros de distância da região dos lagos. Os outros dois estão na região da Passarela do Caranguejo, e na Praça de Eventos da Orla. “Os banheiros funcionam diariamente até as 22h e são devidamente monitorados e limpos por uma equipe fixa da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Desde março de 2020, quando a Prefeitura de Aracaju assumiu a gestão da Orla da Atalaia, várias ações passaram a ser executadas na região, como a recuperação de passarelas, revitalização do Mundo da Criança, do Parque Infantil, da Passarela do Caranguejo, dos banheiros da praça de eventos, além da instalação de chuveiros e de outras obras que ainda estão em andamento”, informou o órgão, por nota.

Além disso, segundo a Emsurb, a prefeitura realizou também o levantamento de todo o cadastro de permissionários do local, visando promover mais melhorias para o principal cartão-postal da cidade. “A Prefeitura de Aracaju assegura ainda que deve aplicar mais de R$ 1 milhão para reforma e manutenção do espaço, com o objetivo de resgatar e manter a preservação da Orla da Atalaia, um ponto turístico para quem visita nossa cidade e nosso estado, e de lazer para os aracajuanos e todo o povo sergipano”, conclui.

Por Laís de Melo
Foto: Jadilson Simões

Notícias Relacionadas

Saúde: Rede de Vigilância Sanitária de Aracaju alerta sobre riscos dos alisantes capilares

Anvisa e SMS capacitam fiscais para nova norma de cosmetovigilância

Ato na cidade de Aracaju cobra justiça fiscal e fim da escala 6×1

Saúde de Aracaju aciona Plano de Contingência e orienta população para conter alta de gripe e bronqu...

Governo de Sergipe retorna com copa de futebol após 11 anos e amplia apoio ao esporte

GO Sergipe oferta 687 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, 9

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato