O município de Nossa Senhora do Socorro vive um novo tempo, seja na Saúde, com investimentos em novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), na Infraestrutura, com obras de reestruturação e revitalização de ruas e avenidas, ou na Educação, com revitalização estrutural e ampliação das unidades de ensino. Esse resultado é fruto dos esforços da atual gestão da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que tem se dedicado diuturnamente para garantir conforto de qualidade para as crianças e adolescentes da cidade.
Em menos de duas semanas, o prefeito Samuel Carvalho e a secretária da Educação, Adriana Carvalho, assinaram ordem de serviço para ampliação de seis creches no município, espalhadas por toda cidade. Nesta terça-feira, 22, foi a vez da Creche Municipal Aparecido dos Santos – Cido Capunga, localizada no bairro Fernando Collor. A obra prevê a construção de cinco novas salas de aula, possibilitando a criação de mais 150 vagas para atender à crescente demanda por educação na primeira infância, totalizando 1250 vagas para a rede de ensino.
O prefeito Samuel Carvalho contou que, há anos, ouvia o desabafo de mães e pais que não conseguiam vagas nas creches para seus filhos. Por isso, desde o início, uma das prioridades da gestão foi mudar essa realidade. “Uma demanda muito importante da população, e agora, com essas sete ampliações de creches, abrimos mais de 1.250 vagas em Socorro, e estamos caminhando para zerar o cadastro reserva, garantindo assim que a população, cada vez mais, tenha acesso a esse direito básico que é a educação”, disse o gestor.

Para a secretária Adriana Carvalho, é simbólico investir na educação infantil, pela importância da fase para a formação. “Nossas crianças são cuidadas com muito carinho, muito amor, e isso é vital, porque a creche é a base. Nos esforçamos para que seja um ensino de excelência, porque esses primeiros anos da criança são os que marcam suas histórias, onde se forma seu alicerce. Por isso fico satisfeita em ampliar o número de vagas nas creches do nosso município, demonstrando que estamos cuidando com zelo da nossa educação”, celebrou.
Em todas as unidades que passarão por ampliações, a comunidade escolar celebrou os avanços. Na Creche Aparecido dos Santos – Cido Capunga, a diretora Anick Danielle relatou felicidade com a obra, que irá sanar a grande problemática da falta de vagas. “A demanda é muito alta, muito grande. A gente hoje atende 280 crianças, mas nós temos a lista de cadastro reserva. Todos os dias procuram a gente, para saber como é faz para matricular e a gente encaminha para o cadastro reserva. E com essa ampliação, será um benefício enorme, a gente vai conseguir acabar com essa demanda reprimida. Hoje a palavra é gratidão, porque a gente precisa oportunizar para nossas crianças a educação, e, para mim, quem olha para a primeira infância, olha para o nosso futuro”, relatou.
Mais qualidade estrutural
Com a ampliação da Creche Municipal Aparecido dos Santos – Cido Capunga, a Secretaria Municipal de Educação chega à marca de sete unidades com obras autorizadas para construção de novas salas de aula. Além dela, também serão ampliadas as creches Vovô Jason de Gois da Silva, no bairro Jardim; Mariana Martins Moura Sousa e Dom Helder Pessoa Câmara, ambas no bairro João Alves; Michele de Jesus Santos, no bairro Albano Franco; Ana Cristina Aragão Neves, no Marcos Freire II, e Creche Madre Maria dos Anjos, localizada no loteamento Piabetinha, bairro Piabeta.