
Para incrementar os serviços de limpeza urbana e recolher materiais que não têm mais serventia e, muitas vezes, tendem a ser descartados de maneira incorreta pela população, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju criou e executa, diariamente, o Cata-Treco, serviço que contempla toda a cidade.
Móveis, colchões, eletrodomésticos e outros objetos acumulados em residências e terrenos baldios podem são recolhidos pelo Cata-Treco da Prefeitura de duas formas: por meio da visita regular do caminhão destinado a esse tipo de coleta, que circula pelos bairros da capital sergipana às segundas, terças, quintas e sextas; ou a partir de solicitação feitas por telefone, como fez o jovem aprendiz João Gabriel Rodrigues, de 19 anos.
Com um roupeiro sem uso ocupando espaço em sua casa, João e seu pai, que já conheciam o Cata-Treco, solicitaram o serviço à Emsurb por telefone. “Eu liguei em um dia, no período da tarde, e dei meu nome e endereço. No dia seguinte, no horário combinado, a equipe já estava aqui na porta. Foi um serviço sem falhas, vieram e levaram o roupeiro”, contou o jovem aprendiz, que afirma ter feito a solicitação para evitar o descarte incorreto do material.
Bastante satisfeito com a celeridade do serviço e com a eficiência no atendimento, João Gabriel enfatizou seu contentamento em relação à forma como foi atendido. “O serviço do Cata-Treco é muito bom. Não demorou. Me senti bem atendido por esse serviço da Prefeitura”, frisou o jovem.

Preocupada com a questão do meio ambiente e em descartar corretamente móveis que não mais utiliza, a jornalista Marcelle Machado faz uso do serviço do Cata-Treco já há algum tempo. Sempre que tem um móvel antigo ou qualquer outro material que não é recolhido pela coleta comum, a jornalista solicita este serviço da Prefeitura.
“Eu e minha mãe ficamos preocupadas com a questão do meio ambiente. Aqui em casa sempre fazemos a separação correta do lixo. É algo que fazemos pensando não só em nós, mas no geral. Dessa forma, esse serviço se torna importante, pois envolve a questão do coletivo e da natureza. Todas as vezes que utilizei esse serviço fui atendida por meio da solicitação que fiz. Sempre que ligo sou atendida com muita educação. Vieram, fizeram o recolhimento em um período de tempo muito rápido, algo muito eficiente”, reforçou Marcelle, que, da última vez, fez o descarte de cadeiras antigas, um roupeiro e alguns outros móveis.
Ao utilizar o serviço de recolhimento, a autônoma Elma Ribeiro agendou a visita para descartar uma cama, que já não tinha mais uso. “Eu gostei muito. Já solicitamos umas três vezes, porque ficamos com material sem saber onde colocar e realmente é um serviço que vale a pena. O último material foi uma cama, mas já colocamos várias coisas. Acho um serviço muito importante, porque os materiais terão o destino correto”, enfatizou Elma.
Os moradores interessados em solicitar o serviço devem ligar para o número (79) 3021-9914 e agendar a visita do caminhão de coleta. Ou, verificar a agenda da de visitas aos bairros, divulgada diariamente no site e nas redes sociais da Prefeitura.
Por assessoria de imprensa