Ao investir em tecnologia para as escolas da rede, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), transforma e potencializa frentes pedagógicas com sistemas próprios e seguros para o ensino público. Com um Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) comprometido com o desenvolvimento de ações integradas, a comunidade escolar tem acesso à mesma rede de internet e Wi-Fi e a plataformas que se comunicam entre si e produzem dados essenciais para o trabalho da Semed.
Com uma jornada formada por várias fases, o desenvolvimento das tecnologias envolvidas na rede educacional de Aracaju sempre esteve atenta à segurança dos usuários e as leis da esfera virtual, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Marco Civil da Internet. O diretor do DTI/Semed, Caio Davinis, destaca que o Wi-Fi é o que interliga a maioria das ações e que, como se trata de uma rede institucional, o objetivo é sempre mantê-la uma rede segura.
“Após a fase de distribuição de fibra ótica em todas as escolas, a próxima etapa foi a do Wi-Fi, que começou com a compra dos roteadores, distribuindo o sinal e com o processo de softwares e treinamentos para equipe de segurança, garantindo que o acesso tivesse um meio de autenticação, que hoje é feito através de uma rede social. Assim, é assegurado que todo mundo que acesse o nosso Wi-Fi seja identificável e controlado, evitando algum tipo de risco e mau uso. Foi preciso essa segurança de acesso porque foi esse Wi-Fi que possibilitou, inclusive, o videomonitoramento e a criação de sistemas próprios através dessa nossa internet”, explica.
O gestor do DTI também ressalta que o Wi-Fi foi implementado para auxiliar na efetividade dos sistemas criados pelo departamento. “O Wi-Fi e a ligação de todas as escolas pela fibra óptica fizeram parte desse processo justamente para facilitar a velocidade de acesso a esses sistemas. Normalmente, quando se desenvolve uma plataforma e ela é hospedada em algum lugar, a depender de onde, há uma demora de tempo e resposta de conexão entre o sistema e o cliente final, no nosso caso, seriam os professores e os diretores das escolas. Com o desenvolvimento próprio e lotado dentro da secretaria, a gente tem a certeza de que a velocidade do sistema não vai ser comprometida”, frisa Caio Davinis.
Sistemas próprios
O comprometimento do DTI com o desenvolvimento de sistemas para as 79 escolas da rede permitiu a criação de plataformas online integradas, com equipe diretiva, professores, pais e alunos e administrativo da Semed tendo acesso às informações.
“Para que todos esses sistemas próprios funcionem perfeitamente, há um processo contínuo de estudo e desenvolvimento da equipe do DTI. Todo esse sistema é um serviço em que a equipe precisa ficar à disposição da população, como é o caso do próprio portal da Matrícula Online, fazendo com que a gente venha trabalhando para garantir uma comunicação entre todas as tecnologias. Por exemplo, o videomonitoramento e os processos de reconhecimento facial trabalham de modo integrado, em que todas as informações que são pertinentes para fins pedagógicos são interligadas e conectadas, garantindo que se tenha o máximo de dados possíveis, auxiliando nas ações da Semed”, detalha.
Caio Davinis explica que a criação de sistemas próprios levou à necessidade de criação do Portal de Gerenciamento de Aplicações (PGA), que serve de base para os futuros projetos.
“Ele foi criado logo depois do Sistema Integrado de Gestão Educacional (Siged) e do Sistema Municipal de Avaliação da Aprendizagem (Sima-Aju) justamente porque fomos vendo que a equipe do desenvolvimento estava entregando vários projetos, começando praticamente do zero. Então, criamos o PGA para nos servir de base, como se fosse um guarda-chuva e que, embaixo dele, tem vários outros sistemas que todos se comunicam entre si”, diz.
O Siged gerencia o diário eletrônico, faz o registro das aulas dos professores e dá acesso às informações mais importantes para os diretores e gestores escolares. Já o Sima-Aju, registra todas as avaliações de fluência leitora dos estudantes, gravando áudio e verificando o nível de fluência de cada um. Além deles, também há o Sistema de Controle de Ativos Tecnológicos (Siscat), que controla os ativos tecnológicos.
“O Siscat atua, por exemplo, na distribuição de notebooks, em que precisamos ter um controle de vinculação entre um notebook educacional e o estudante. Para isso, o patrimônio é cadastrado no Siscat e, junto ao Siged, a escola sabe exatamente quais são os seus notebooks cadastrados. Outra plataforma importante é o Sistema de Gestão de Pessoas (SGP), que serve para garantir que o diário eletrônico do Siged funcione, havendo a vinculação entre professor, escola e seus componentes curriculares. Toda essa comunicação entre sistemas garante que a integração da secretaria e as escolas funcione bem. É um desafio muito grande garantir a comunicação de todas essas plataformas, mas vem dando muito certo”, avalia o diretor do DTI/Semed.
Fonte: AAN